Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315 |
Resumo: | Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos. |
id |
UNIFEI_f7c177b8eaa60a620a5900ec97ab326e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45315 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022Desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades: Estado del conocimiento de 2002 a 2022Moral development in students with high abilities: State of knowledge from 2002 to 2022 Altas capacidadesDesarrollo moralEducación especialEnseñanza.High abilitiesMoral developmentSpecial educationTeaching.Altas capacidadesDesenvolvimento moralEducação especialEnsino.Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos.Desde temprana edad, los niños con altas capacidades exhiben signos de notable sensibilidad moral. Además de demostrar habilidades avanzadas para reflexionar sobre conceptos abstractos como justicia y equidad, estos niños pueden destacarse en una o más áreas, ya sea de manera individual o combinada, en comparación con estudiantes de la misma edad, grado y entorno. El objetivo general fue describir y caracterizar el conocimiento sobre el desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades. Se llevó a cabo una revisión integrativa de la literatura en cinco bases de datos electrónicas entre 2002 y 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo y LILACS). Los resultados incluyen: i. en total, se seleccionaron 14 artículos, lo que indica escasez de publicaciones científicas sobre esta temática;. ii. las pruebas cuantitativas fueron identificadas como el principal instrumento para evaluar el desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades; iii. se utilizaron dos teorías del desarrollo moral en los estudios: la teoría de Piaget y la de Kohlberg, siendo esta última citada en estudios internacionales y la primera en estudios nacionales; y iv. se destacó la necesidad de intervenciones educativas para apoyar el desarrollo moral de estudiantes con altas capacidades. En conclusión, urge promover la investigación científica sobre este tema, ya que la atención a las necesidades emocionales y educativas de los niños con altas capacidades, así como la inclusión escolar de este grupo en la Educación Especial, dependen del conocimiento acumulado mediante estudios científicos.From an early age, children with high abilities show signs of high moral sensitivity. These children, as well as showing an advanced ability to think about abstract ideas such as justice and fairness, can also show superior performance in one or more areas, in isolation or in combination, when compared to students of the same age group, grade and environmental experiences. The general objective was to describe and characterize the state of knowledge on the moral development of students with high abilities. To this end, an integrative literature review was carried out in five electronic databases from 2002 to 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo and LILACS). The following results were found: i. In total, 14 articles were selected, which indicates a shortage of scientific publications on this subject; ii. quantitative tests for assessing moral development were the most commonly used instruments for assessing moral development in students with high abilities; iii. two theories of moral development were used in studies to explain the moral development of people with high abilities: Piaget's theory and Kohlberg's theory, the latter being cited in international studies and the former in national studies; and iv. the need for educational interventions for the moral development of students with high abilities. The conclusion is that it is necessary to promote scientific research on this subject, as meeting the emotional and educational needs of children with high abilities and the inclusion of this special education group in school depends on the knowledge accumulated by scientific studies.Research, Society and Development2024-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4531510.33448/rsd-v13i3.45315Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e9213345315Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e9213345315Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e92133453152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315/36148Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Rone Oliveira Pereira, Josilene Domingues Santos 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45315Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 Desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades: Estado del conocimiento de 2002 a 2022 Moral development in students with high abilities: State of knowledge from 2002 to 2022 |
title |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
spellingShingle |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 Brito, Rone Oliveira Altas capacidades Desarrollo moral Educación especial Enseñanza. High abilities Moral development Special education Teaching. Altas capacidades Desenvolvimento moral Educação especial Ensino. |
title_short |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
title_full |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
title_fullStr |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
title_sort |
Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022 |
author |
Brito, Rone Oliveira |
author_facet |
Brito, Rone Oliveira Pereira, Josilene Domingues Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Josilene Domingues Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Rone Oliveira Pereira, Josilene Domingues Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas capacidades Desarrollo moral Educación especial Enseñanza. High abilities Moral development Special education Teaching. Altas capacidades Desenvolvimento moral Educação especial Ensino. |
topic |
Altas capacidades Desarrollo moral Educación especial Enseñanza. High abilities Moral development Special education Teaching. Altas capacidades Desenvolvimento moral Educação especial Ensino. |
description |
Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315 10.33448/rsd-v13i3.45315 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i3.45315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315/36148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e9213345315 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e9213345315 Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e9213345315 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052639070912512 |