Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Rone Oliveira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pereira, Josilene Domingues Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315
Resumo: Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos.
id UNIFEI_f7c177b8eaa60a620a5900ec97ab326e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45315
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022Desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades: Estado del conocimiento de 2002 a 2022Moral development in students with high abilities: State of knowledge from 2002 to 2022 Altas capacidadesDesarrollo moralEducación especialEnseñanza.High abilitiesMoral developmentSpecial educationTeaching.Altas capacidadesDesenvolvimento moralEducação especialEnsino.Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos.Desde temprana edad, los niños con altas capacidades exhiben signos de notable sensibilidad moral. Además de demostrar habilidades avanzadas para reflexionar sobre conceptos abstractos como justicia y equidad, estos niños pueden destacarse en una o más áreas, ya sea de manera individual o combinada, en comparación con estudiantes de la misma edad, grado y entorno. El objetivo general fue describir y caracterizar el conocimiento sobre el desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades. Se llevó a cabo una revisión integrativa de la literatura en cinco bases de datos electrónicas entre 2002 y 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo y LILACS). Los resultados incluyen: i. en total, se seleccionaron 14 artículos, lo que indica escasez de publicaciones científicas sobre esta temática;. ii. las pruebas cuantitativas fueron identificadas como el principal instrumento para evaluar el desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades; iii. se utilizaron dos teorías del desarrollo moral en los estudios: la teoría de Piaget y la de Kohlberg, siendo esta última citada en estudios internacionales y la primera en estudios nacionales; y iv. se destacó la necesidad de intervenciones educativas para apoyar el desarrollo moral de estudiantes con altas capacidades. En conclusión, urge promover la investigación científica sobre este tema, ya que la atención a las necesidades emocionales y educativas de los niños con altas capacidades, así como la inclusión escolar de este grupo en la Educación Especial, dependen del conocimiento acumulado mediante estudios científicos.From an early age, children with high abilities show signs of high moral sensitivity. These children, as well as showing an advanced ability to think about abstract ideas such as justice and fairness, can also show superior performance in one or more areas, in isolation or in combination, when compared to students of the same age group, grade and environmental experiences. The general objective was to describe and characterize the state of knowledge on the moral development of students with high abilities. To this end, an integrative literature review was carried out in five electronic databases from 2002 to 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo and LILACS). The following results were found: i. In total, 14 articles were selected, which indicates a shortage of scientific publications on this subject; ii. quantitative tests for assessing moral development were the most commonly used instruments for assessing moral development in students with high abilities; iii. two theories of moral development were used in studies to explain the moral development of people with high abilities: Piaget's theory and Kohlberg's theory, the latter being cited in international studies and the former in national studies; and iv. the need for educational interventions for the moral development of students with high abilities. The conclusion is that it is necessary to promote scientific research on this subject, as meeting the emotional and educational needs of children with high abilities and the inclusion of this special education group in school depends on the knowledge accumulated by scientific studies.Research, Society and Development2024-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4531510.33448/rsd-v13i3.45315Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e9213345315Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e9213345315Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e92133453152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315/36148Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Rone Oliveira Pereira, Josilene Domingues Santos 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45315Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
Desarrollo moral en estudiantes con altas capacidades: Estado del conocimiento de 2002 a 2022
Moral development in students with high abilities: State of knowledge from 2002 to 2022
title Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
spellingShingle Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
Brito, Rone Oliveira
Altas capacidades
Desarrollo moral
Educación especial
Enseñanza.
High abilities
Moral development
Special education
Teaching.
Altas capacidades
Desenvolvimento moral
Educação especial
Ensino.
title_short Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
title_full Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
title_fullStr Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
title_full_unstemmed Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
title_sort Desenvolvimento moral em estudantes com altas capacidades: Estado de conhecimento de 2002 a 2022
author Brito, Rone Oliveira
author_facet Brito, Rone Oliveira
Pereira, Josilene Domingues Santos
author_role author
author2 Pereira, Josilene Domingues Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Rone Oliveira
Pereira, Josilene Domingues Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Altas capacidades
Desarrollo moral
Educación especial
Enseñanza.
High abilities
Moral development
Special education
Teaching.
Altas capacidades
Desenvolvimento moral
Educação especial
Ensino.
topic Altas capacidades
Desarrollo moral
Educación especial
Enseñanza.
High abilities
Moral development
Special education
Teaching.
Altas capacidades
Desenvolvimento moral
Educação especial
Ensino.
description Desde tenra idade, crianças com altas capacidades mostram sinais de elevada sensibilidade moral. Essas crianças, além de manifestarem capacidade avançada de pensar em ideias abstratas como justiça e equidade, também podem apresentar desempenho superior em uma ou mais áreas, de forma isolada ou combinada, quando comparados aos estudantes com a mesma faixa etária, série e experiências ambientais. O objetivo geral foi descrever e caracterizar o estado de conhecimento sobre o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura em cinco bases de dados eletrônicas no recorte temporal de 2002 a 2022 (Periódico CAPES, Sage Journal, Eric, Psycinfo e LILACS). Foram encontrados os seguintes resultados: i. No total, 14 artigos foram selecionados, o que indica escassez de publicações cientificas sobre essa temática; ii. os testes quantitativos de avaliação do desenvolvimento moral foram os instrumentos mais utilizados para avaliar o desenvolvimento moral em escolares com altas capacidades; iii. duas teorias do desenvolvimento moral foram utilizadas nos estudos para explicar o desenvolvimento moral de pessoas com altas capacidades: a teoria de Piaget e a de Kohlberg, sendo que esta foi citada em estudos internacionais e aquela em estudos nacionais; e iv. necessidade de intervenções educacionais para o desenvolvimento moral de escolares com altas capacidades. Conclui-se que é necessária a promoção de pesquisas científicas sobre este tema, pois o atendimento às necessidades emocionais e educacionais de crianças com altas capacidades e a inclusão escolar desse público da Educação Especial dependem do conhecimento acumulado pelos estudos científicos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315
10.33448/rsd-v13i3.45315
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i3.45315
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45315/36148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Rone Oliveira Brito; Josilene Domingues Santos Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e9213345315
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e9213345315
Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e9213345315
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052639070912512