Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Junior, José Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santana, Marttem Costa de, Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima, Silva, Jadilson Marinho da, Magalhães, Davi Antonio Pessoa, Freitas, Daiana Vincuna Lira, Campos, Rayssa Cristina Veiga, Corrêa , Leylanne Amorim Soares, Santos, Carlos Alberto Feitosa dos, Braga, Francisco Carneiro, Oliveira, Hellyegenes de, Silva, Savio Lima Costa e, Barbosa , Alexandre Magno Buhaten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358
Resumo: Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno.
id UNIFEI_f8a1f5fc052b5f95426a6dbc1ae8b55b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40358
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar Family conflicts and the difficulties in the learning process of school-age childrenConflictos familiares y dificultades en el proceso de aprendizaje de los niños en edad escolar José Carlos Guimarães JuniorEducaciónFamiliaConflicto familiarImpactos.EducaçãoFamíliaConflito familiarImpactos.EducationFamilyFamily conflictImpacts.Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno.The objective of this article is to identify and analyze the consequences of a family environment with conflicts and tensions on the learning of children and adolescents, contributing to a theoretical discussion about how emotions influence students' learning processes, taking into account the contexts in which they are inserted. It is assumed that the understanding of factors and ecological environments that influence students emotionally can contribute to the reflection on the learning process. For the method, a theoretical research was used. We compiled articles from the databases of the Periodical Portal of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), and literature referring to the theories that deal with this subject. Parental conflict can harm the results of children, regardless of whether parents are living together or apart, and whether they are biologically related or not related to the child, or even in adoptive families, these conflicts are capable of harming learning. Thus, this paper was able to present the impacts of parental conflict, as well as understand the idea of conflict and education and how they relate to and harm the student.Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las consecuencias de un ambiente familiar, con conflictos y tensiones en el aprendizaje de niños y adolescentes, contribuyendo a una discusión teórica acerca de cómo las emociones influyen en los procesos de aprendizaje de los estudiantes, teniendo en cuenta los contextos en los que se insertan. . Se parte del supuesto de que la comprensión de los factores y ambientes ecológicos que influyen en los estudiantes, de manera emocional, puede contribuir a la reflexión sobre el proceso de aprendizaje. Para el método se utilizó la investigación teórica. Se recopilaron artículos de las bases de datos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) del Portal de Periódicos, además de literatura referente a teorías que tratan este tema. El conflicto de los padres puede perjudicar los resultados de los niños, independientemente de si los padres viven juntos o separados, y si están biológicamente relacionados o no con el niño, o incluso en familias de acogida, estos conflictos son capaces de dañar el aprendizaje. De esta forma, el presente trabajo logró presentar los impactos del conflicto parental, así como comprender la idea de conflicto y educación y cómo se relacionan y perjudican al alumno.Research, Society and Development2023-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4035810.33448/rsd-v12i2.40358Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e27912240358Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e27912240358Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e279122403582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358/32958Copyright (c) 2023 José Carlos Guimarães Junior; Marttem Costa de Santana; Kaio Cezar Cavalcante de Lima Santos; Jadilson Marinho da Silva; Davi Antonio Pessoa Magalhães; Daiana Vincuna Lira Freitas; Rayssa Cristina Veiga Campos; Leylanne Amorim Soares Corrêa ; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Francisco Carneiro Braga; Hellyegenes de Oliveira; Savio Lima Costa e Silva; Alexandre Magno Buhaten Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima Silva, Jadilson Marinho da Magalhães, Davi Antonio Pessoa Freitas, Daiana Vincuna Lira Campos, Rayssa Cristina Veiga Corrêa , Leylanne Amorim Soares Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Barbosa , Alexandre Magno Buhaten 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40358Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
Family conflicts and the difficulties in the learning process of school-age children
Conflictos familiares y dificultades en el proceso de aprendizaje de los niños en edad escolar José Carlos Guimarães Junior
title Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
spellingShingle Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
Guimarães Junior, José Carlos
Educación
Familia
Conflicto familiar
Impactos.
Educação
Família
Conflito familiar
Impactos.
Education
Family
Family conflict
Impacts.
title_short Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
title_full Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
title_fullStr Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
title_full_unstemmed Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
title_sort Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
author Guimarães Junior, José Carlos
author_facet Guimarães Junior, José Carlos
Santana, Marttem Costa de
Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima
Silva, Jadilson Marinho da
Magalhães, Davi Antonio Pessoa
Freitas, Daiana Vincuna Lira
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Barbosa , Alexandre Magno Buhaten
author_role author
author2 Santana, Marttem Costa de
Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima
Silva, Jadilson Marinho da
Magalhães, Davi Antonio Pessoa
Freitas, Daiana Vincuna Lira
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Barbosa , Alexandre Magno Buhaten
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Junior, José Carlos
Santana, Marttem Costa de
Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima
Silva, Jadilson Marinho da
Magalhães, Davi Antonio Pessoa
Freitas, Daiana Vincuna Lira
Campos, Rayssa Cristina Veiga
Corrêa , Leylanne Amorim Soares
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Braga, Francisco Carneiro
Oliveira, Hellyegenes de
Silva, Savio Lima Costa e
Barbosa , Alexandre Magno Buhaten
dc.subject.por.fl_str_mv Educación
Familia
Conflicto familiar
Impactos.
Educação
Família
Conflito familiar
Impactos.
Education
Family
Family conflict
Impacts.
topic Educación
Familia
Conflicto familiar
Impactos.
Educação
Família
Conflito familiar
Impactos.
Education
Family
Family conflict
Impacts.
description Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358
10.33448/rsd-v12i2.40358
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i2.40358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358/32958
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e27912240358
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e27912240358
Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e27912240358
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052618965516288