Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno. |
id |
UNIFEI_f8a1f5fc052b5f95426a6dbc1ae8b55b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40358 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar Family conflicts and the difficulties in the learning process of school-age childrenConflictos familiares y dificultades en el proceso de aprendizaje de los niños en edad escolar José Carlos Guimarães JuniorEducaciónFamiliaConflicto familiarImpactos.EducaçãoFamíliaConflito familiarImpactos.EducationFamilyFamily conflictImpacts.Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno.The objective of this article is to identify and analyze the consequences of a family environment with conflicts and tensions on the learning of children and adolescents, contributing to a theoretical discussion about how emotions influence students' learning processes, taking into account the contexts in which they are inserted. It is assumed that the understanding of factors and ecological environments that influence students emotionally can contribute to the reflection on the learning process. For the method, a theoretical research was used. We compiled articles from the databases of the Periodical Portal of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), and literature referring to the theories that deal with this subject. Parental conflict can harm the results of children, regardless of whether parents are living together or apart, and whether they are biologically related or not related to the child, or even in adoptive families, these conflicts are capable of harming learning. Thus, this paper was able to present the impacts of parental conflict, as well as understand the idea of conflict and education and how they relate to and harm the student.Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las consecuencias de un ambiente familiar, con conflictos y tensiones en el aprendizaje de niños y adolescentes, contribuyendo a una discusión teórica acerca de cómo las emociones influyen en los procesos de aprendizaje de los estudiantes, teniendo en cuenta los contextos en los que se insertan. . Se parte del supuesto de que la comprensión de los factores y ambientes ecológicos que influyen en los estudiantes, de manera emocional, puede contribuir a la reflexión sobre el proceso de aprendizaje. Para el método se utilizó la investigación teórica. Se recopilaron artículos de las bases de datos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) del Portal de Periódicos, además de literatura referente a teorías que tratan este tema. El conflicto de los padres puede perjudicar los resultados de los niños, independientemente de si los padres viven juntos o separados, y si están biológicamente relacionados o no con el niño, o incluso en familias de acogida, estos conflictos son capaces de dañar el aprendizaje. De esta forma, el presente trabajo logró presentar los impactos del conflicto parental, así como comprender la idea de conflicto y educación y cómo se relacionan y perjudican al alumno.Research, Society and Development2023-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4035810.33448/rsd-v12i2.40358Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e27912240358Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e27912240358Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e279122403582525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358/32958Copyright (c) 2023 José Carlos Guimarães Junior; Marttem Costa de Santana; Kaio Cezar Cavalcante de Lima Santos; Jadilson Marinho da Silva; Davi Antonio Pessoa Magalhães; Daiana Vincuna Lira Freitas; Rayssa Cristina Veiga Campos; Leylanne Amorim Soares Corrêa ; Carlos Alberto Feitosa dos Santos; Francisco Carneiro Braga; Hellyegenes de Oliveira; Savio Lima Costa e Silva; Alexandre Magno Buhaten Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima Silva, Jadilson Marinho da Magalhães, Davi Antonio Pessoa Freitas, Daiana Vincuna Lira Campos, Rayssa Cristina Veiga Corrêa , Leylanne Amorim Soares Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Barbosa , Alexandre Magno Buhaten 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40358Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar Family conflicts and the difficulties in the learning process of school-age children Conflictos familiares y dificultades en el proceso de aprendizaje de los niños en edad escolar José Carlos Guimarães Junior |
title |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
spellingShingle |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar Guimarães Junior, José Carlos Educación Familia Conflicto familiar Impactos. Educação Família Conflito familiar Impactos. Education Family Family conflict Impacts. |
title_short |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
title_full |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
title_fullStr |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
title_full_unstemmed |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
title_sort |
Conflitos familiares e as dificuldades no processo de aprendizado das crianças em idade escolar |
author |
Guimarães Junior, José Carlos |
author_facet |
Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima Silva, Jadilson Marinho da Magalhães, Davi Antonio Pessoa Freitas, Daiana Vincuna Lira Campos, Rayssa Cristina Veiga Corrêa , Leylanne Amorim Soares Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Barbosa , Alexandre Magno Buhaten |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Marttem Costa de Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima Silva, Jadilson Marinho da Magalhães, Davi Antonio Pessoa Freitas, Daiana Vincuna Lira Campos, Rayssa Cristina Veiga Corrêa , Leylanne Amorim Soares Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Barbosa , Alexandre Magno Buhaten |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Junior, José Carlos Santana, Marttem Costa de Santos, Kaio Cezar Cavalcante de Lima Silva, Jadilson Marinho da Magalhães, Davi Antonio Pessoa Freitas, Daiana Vincuna Lira Campos, Rayssa Cristina Veiga Corrêa , Leylanne Amorim Soares Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Braga, Francisco Carneiro Oliveira, Hellyegenes de Silva, Savio Lima Costa e Barbosa , Alexandre Magno Buhaten |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Familia Conflicto familiar Impactos. Educação Família Conflito familiar Impactos. Education Family Family conflict Impacts. |
topic |
Educación Familia Conflicto familiar Impactos. Educação Família Conflito familiar Impactos. Education Family Family conflict Impacts. |
description |
Esse artigo tem como objetivo desse trabalho identificar e analisar as consequências de um ambiente familiar, com conflitos e tensões na aprendizagem das crianças e adolescentes, contribuindo para uma discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes as teorias que tratam desse assunto. O conflito parental pode prejudicar os resultados das crianças, independentemente de os pais estão vivendo juntos ou separados, e se são biologicamente relacionados ou não relacionados à criança, ou ainda em famílias adotivas, esses conflitos são capazes de prejudicar o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho foi capaz de apresentar os impactos do conflito parental, assim como compreender a ideia de conflito e educação e como elas se relacionam e prejudicam o aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358 10.33448/rsd-v12i2.40358 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i2.40358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40358/32958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e27912240358 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e27912240358 Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e27912240358 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052618965516288 |