Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Vinicius Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162
Resumo: Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental.
id UNIFEI_f906b01781c535898aadfb6da68b8f11
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37162
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacionalAcciones para prevenir el bullying escolar en educación primaria: relato de experiencia en psicología escolar/educativaActions to prevent school bullying in elementary school: an experience report in school/educational psychologyBullyingSchool/educational psychologyUniversity extension.BullyingPsicologia escolar/educacionalExtensão universitária.BullyingPsicología escolar/educativaExtensión universitaria.Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental.Este artículo tiene como objetivo compartir la experiencia y los aprendizajes adquiridos en un proyecto de extensión universitaria con énfasis en Psicología Escolar/Educativa. Las acciones se realizaron en una Escuela Pública Municipal de la ciudad de Campina Grande-PB y tuvieron como público objetivo a los alumnos que cursaban la enseñanza fundamental. Durante la duración del proyecto se buscó promover reflexiones, resignificaciones y construcción de conocimiento sobre el bullying a través del uso de diferentes intervenciones y metodologías. Por ello, relatamos en este trabajo dos intervenciones aplicadas durante el proyecto, y paralelamente tejemos reflexiones sobre el Bullying y sus múltiples vertientes en el universo escolar de la escuela primaria.This article aims to share the experience and learning acquired in a university extension project with an emphasis on School/Educational Psychology. The actions were broadcast in a Municipal Public School in the city of Campina Grande-PB and had as target audience the students who attended elementary school. During the construction methodology of the use of the project, we searched for re-significations on bullying meiosis of the use of different projects, re(significations) on bullying Thus, in this work we relate two interventions implemented during the project, and in parallel we weave several studies on Bullying and its aspects in the elementary school universe.Research, Society and Development2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716210.33448/rsd-v11i15.37162Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e240111537162Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e240111537162Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2401115371622525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162/30959Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Francisco Vinicius Ferreira 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37162Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.393293Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
Acciones para prevenir el bullying escolar en educación primaria: relato de experiencia en psicología escolar/educativa
Actions to prevent school bullying in elementary school: an experience report in school/educational psychology
title Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
spellingShingle Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
Gomes, Francisco Vinicius Ferreira
Bullying
School/educational psychology
University extension.
Bullying
Psicologia escolar/educacional
Extensão universitária.
Bullying
Psicología escolar/educativa
Extensión universitaria.
title_short Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
title_full Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
title_fullStr Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
title_full_unstemmed Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
title_sort Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
author Gomes, Francisco Vinicius Ferreira
author_facet Gomes, Francisco Vinicius Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francisco Vinicius Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
School/educational psychology
University extension.
Bullying
Psicologia escolar/educacional
Extensão universitária.
Bullying
Psicología escolar/educativa
Extensión universitaria.
topic Bullying
School/educational psychology
University extension.
Bullying
Psicologia escolar/educacional
Extensão universitária.
Bullying
Psicología escolar/educativa
Extensión universitaria.
description Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162
10.33448/rsd-v11i15.37162
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162/30959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomes
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e240111537162
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e240111537162
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e240111537162
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728610914304