Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental. |
id |
UNIFEI_f906b01781c535898aadfb6da68b8f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37162 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacionalAcciones para prevenir el bullying escolar en educación primaria: relato de experiencia en psicología escolar/educativaActions to prevent school bullying in elementary school: an experience report in school/educational psychologyBullyingSchool/educational psychologyUniversity extension.BullyingPsicologia escolar/educacionalExtensão universitária.BullyingPsicología escolar/educativaExtensión universitaria.Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental.Este artículo tiene como objetivo compartir la experiencia y los aprendizajes adquiridos en un proyecto de extensión universitaria con énfasis en Psicología Escolar/Educativa. Las acciones se realizaron en una Escuela Pública Municipal de la ciudad de Campina Grande-PB y tuvieron como público objetivo a los alumnos que cursaban la enseñanza fundamental. Durante la duración del proyecto se buscó promover reflexiones, resignificaciones y construcción de conocimiento sobre el bullying a través del uso de diferentes intervenciones y metodologías. Por ello, relatamos en este trabajo dos intervenciones aplicadas durante el proyecto, y paralelamente tejemos reflexiones sobre el Bullying y sus múltiples vertientes en el universo escolar de la escuela primaria.This article aims to share the experience and learning acquired in a university extension project with an emphasis on School/Educational Psychology. The actions were broadcast in a Municipal Public School in the city of Campina Grande-PB and had as target audience the students who attended elementary school. During the construction methodology of the use of the project, we searched for re-significations on bullying meiosis of the use of different projects, re(significations) on bullying Thus, in this work we relate two interventions implemented during the project, and in parallel we weave several studies on Bullying and its aspects in the elementary school universe.Research, Society and Development2022-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716210.33448/rsd-v11i15.37162Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e240111537162Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e240111537162Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2401115371622525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162/30959Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Francisco Vinicius Ferreira 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37162Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.393293Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional Acciones para prevenir el bullying escolar en educación primaria: relato de experiencia en psicología escolar/educativa Actions to prevent school bullying in elementary school: an experience report in school/educational psychology |
title |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
spellingShingle |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional Gomes, Francisco Vinicius Ferreira Bullying School/educational psychology University extension. Bullying Psicologia escolar/educacional Extensão universitária. Bullying Psicología escolar/educativa Extensión universitaria. |
title_short |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
title_full |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
title_fullStr |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
title_full_unstemmed |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
title_sort |
Ações de prevenção ao bullying escolar no ensino fundamental: um relato de experiência em psicologia escolar/educacional |
author |
Gomes, Francisco Vinicius Ferreira |
author_facet |
Gomes, Francisco Vinicius Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Francisco Vinicius Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying School/educational psychology University extension. Bullying Psicologia escolar/educacional Extensão universitária. Bullying Psicología escolar/educativa Extensión universitaria. |
topic |
Bullying School/educational psychology University extension. Bullying Psicologia escolar/educacional Extensão universitária. Bullying Psicología escolar/educativa Extensión universitaria. |
description |
Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência e o aprendizado adquirido em um projeto de extensão universitária com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional. As ações foram realizadas em uma escola Pública Municipal da cidade de Campina Grande-PB e tiveram como público-alvo os discentes que cursavam o ensino fundamental. Durante a vigência do projeto, buscou-se promover reflexões, re(significações) e a construção de saberes sobre o bullying por meio da utilização de diferentes intervenções e metodologias. Assim sendo, relatamos neste trabalho duas intervenções aplicadas no decorrer do projeto, e em paralelo tecemos reflexões sobre o Bullying e os seus múltiplos aspectos no universo escolar do ensino fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162 10.33448/rsd-v11i15.37162 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37162/30959 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Francisco Vinicius Ferreira Gomes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e240111537162 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e240111537162 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e240111537162 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052728610914304 |