ASD - Early diagnosis with reflections on the quality of life of the child and family
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37482 |
Resumo: | O artigo tem objetivo de apresentar abordagens inclusivas que resultem discussões e debates da importância de um diagnóstico precoce em favor de uma intervenção ágil e rápida da criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para desenvolver sua interação social e qualidade de vida juntamente com sua família. Apresentando benefícios potenciais para desenvolver-se e integrar-se socialmente e educacionalmente partindo do primeiro estágio da educação básica, educação infantil, apresentando possibilidades de tratamento com obtenção de ganhos em inclusão, aprendizado, qualidade de vida, saúde e bem estar, que serão agregadas como valor e desenvolvimento ao longo da vida. Buscou-se o método de referencial bibliográfico descritivo e qualitativo, tangenciando a relevância e importância para que a criança seja tratada e trabalhada em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor e obtenha sua independência inclusiva e qualidade de vida. O conteúdo é instrucional e qualificante para que profissionais e futuros, sejam conscientizados e estimulados a conhecer e aprofundar-se na lida deste público de modo precoce, pois desde cedo carecem do aparato correto e atenção devida, dada a falta de conhecimento e desenvolvimento de métodos para que se obtenha um diagnostico precoce e tratamento. Como conclusão, espera-se que os conteúdos abordados acendam para a atenção e sensibilidade dos profissionais mais envolvidos nessa relação, para que juntos trabalhem para diagnóstico e tratamento para que não haja menores probabilidades de manifestação de outros problemas, fazendo com que aumente o desenvolvimento potencial da criança individualmente e coletivamente, seja na família, escola e sociedade na qual esta inserida. |
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ASD - Early diagnosis with reflections on the quality of life of the child and familyTEA - Diagnóstico precoz con reflejos en la calidad de vida del niño y la familiaTEA – Diagnóstico precoce com reflexos na qualidade de vida da criança e da famíliaAutistic Spectrum DisorderChildFamilyQuality of life.Transtorno do Espectro AutistaAutistaFamíliaCriançaQualidade de vida.Trastorno del Espectro AutistaNiñoFamiliaCalidad de vida.O artigo tem objetivo de apresentar abordagens inclusivas que resultem discussões e debates da importância de um diagnóstico precoce em favor de uma intervenção ágil e rápida da criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para desenvolver sua interação social e qualidade de vida juntamente com sua família. Apresentando benefícios potenciais para desenvolver-se e integrar-se socialmente e educacionalmente partindo do primeiro estágio da educação básica, educação infantil, apresentando possibilidades de tratamento com obtenção de ganhos em inclusão, aprendizado, qualidade de vida, saúde e bem estar, que serão agregadas como valor e desenvolvimento ao longo da vida. Buscou-se o método de referencial bibliográfico descritivo e qualitativo, tangenciando a relevância e importância para que a criança seja tratada e trabalhada em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor e obtenha sua independência inclusiva e qualidade de vida. O conteúdo é instrucional e qualificante para que profissionais e futuros, sejam conscientizados e estimulados a conhecer e aprofundar-se na lida deste público de modo precoce, pois desde cedo carecem do aparato correto e atenção devida, dada a falta de conhecimento e desenvolvimento de métodos para que se obtenha um diagnostico precoce e tratamento. Como conclusão, espera-se que os conteúdos abordados acendam para a atenção e sensibilidade dos profissionais mais envolvidos nessa relação, para que juntos trabalhem para diagnóstico e tratamento para que não haja menores probabilidades de manifestação de outros problemas, fazendo com que aumente o desenvolvimento potencial da criança individualmente e coletivamente, seja na família, escola e sociedade na qual esta inserida.The article aims to present inclusive approaches that result in discussions and debates on the importance of an early diagnosis in favor of an agile and quick intervention of the child with Autistic Spectrum Disorder (ASD) to develop their social interaction and quality of life together with their family. Presenting potential benefits to develop and integrate socially and educationally, starting from the first stage of basic education, early childhood education, presenting treatment possibilities with gains in inclusion, learning, quality of life, health and well-being, which will be aggregated as value and lifelong development. A descriptive and qualitative bibliographic reference method was sought, touching on the relevance and importance for the child to be treated and worked on in their cognitive, affective, sensorial and motor development and to obtain their inclusive independence and quality of life. The content is instructional and qualifying so that professionals and future professionals are aware and encouraged to know and delve deeper into dealing with this public early on, as they lack the correct apparatus and due attention from an early age, given the lack of knowledge and development of methods for early diagnosis and treatment. In conclusion, it is expected that the contents addressed will raise the attention and sensitivity of the professionals most involved in this relationship, so that together they work towards diagnosis and treatment so that there is no lower probability of manifestation of other problems, increasing the potential development of the child individually and collectively, whether in the family, school and society in which he is inserted.El artículo tiene como objetivo presentar enfoques inclusivos que resulten en discusiones y debates sobre la importancia de un diagnóstico temprano en favor de una intervención ágil y rápida del niño con Trastorno del Espectro Autista (TEA) para desarrollar su interacción social y calidad de vida junto con su familia. Presentar potenciales beneficios para desarrollarse e integrarse social y educativamente, a partir de la primera etapa de la educación básica, educación inicial, presentando posibilidades de tratamiento con ganancias en inclusión, aprendizaje, calidad de vida, salud y bienestar, que serán agregados como valor y desarrollo de por vida. Se buscó un método de referencia bibliográfico descriptivo y cualitativo, incidiendo en la pertinencia e importancia para que el niño sea tratado y trabajado en su desarrollo cognitivo, afectivo, sensorial y motriz y para lograr su independencia inclusiva y calidad de vida. El contenido es didáctico y formativo para que los profesionales y futuros profesionales se sensibilicen y animen a conocer y profundizar en el trato desde temprana edad con este público, que desde temprana edad carece del correcto aparato y la debida atención, dada la falta de conocimiento y desarrollo. de métodos para el diagnóstico y tratamiento precoz. En conclusión, se espera que los contenidos abordados eleven la atención y sensibilidad de los profesionales más involucrados en esta relación, para que juntos trabajen en el diagnóstico y tratamiento para que no haya menor probabilidad de manifestación de otros problemas, aumentando el potencial desarrollo del niño en lo individual y en lo colectivo, ya sea en la familia, la escuela y la sociedad en que se inserta.Research, Society and Development2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3748210.33448/rsd-v11i15.37482Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e544111537482Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e544111537482Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5441115374822525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37482/31386Copyright (c) 2022 Waldileia Iriarte Mercadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMercado, Waldileia Iriarte 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37482Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:38.301270Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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