O fenômeno da impostora na universidade pública: uma análise estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Simone Portella Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Iepsen, Luã Borges, Soares, Isabel Teresinha Dutra, Rodrigues, Camilo Cardoso Hise, Hubner , Cristiane Medianeira Canabarro Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41931
Resumo: Este estudo buscou verificar se há a presença do Fenômeno da Impostora (FI) em professoras de uma universidade pública no sul do Brasil, que é quando mulheres atribuem seu sucesso à sorte ou outro fator, mas não à sua competência para chegarem aonde estão. Fez-se uma análise estatística inferencial e os resultados revelam que quanto maior a idade, menos impostoras essas docentes se consideram. Em paralelo, quanto maior o tempo de serviço na universidade, menor a presença do FI. A qualificação não interfere na maior ou menor presença do FI, assim como estar em algum cargo de chefia. Embora a literatura mostre que mulheres que trabalham em áreas predominantemente ocupadas por homens possuem maior presença do fenômeno, neste estudo isso não se evidencia. O FI é contemporâneo e está disseminado, seja em maior ou menor proporção. Os dados obtidos neste estudo indicam que parte dessas docentes precisa acreditar mais em si, desenvolvendo mais sua autoestima. A universidade precisa colaborar nisso, desenvolvendo ações que superem o “tokenismo” de modo a amenizar o cenário encontrado, que oprime e adoece. A ambivalência de ser bem-sucedida e não apreciar isso precisa mudar.
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spelling O fenômeno da impostora na universidade pública: uma análise estatísticaThe imposter phenomenon in the public university: a statistical analysisEl fenómeno impostor en la universidad pública: un análisis estadísticoImposter phenomenonImposter syndromeFemale professorCIPS - Clance Impostor Phenomenon ScaleImpostor Phenomenon Scale.Fenômeno da impostoraSíndrome da impostoraMulheres docentesCIPS - Escala do Fenômeno da Impostora de ClanceEscala do Fenômeno da Impostora.Fenómeno impostorSíndrome del impostorMaestrasCIPS - Escala de Fenómenos Impostores de ClanceEscala de Fenómenos Impostores.Este estudo buscou verificar se há a presença do Fenômeno da Impostora (FI) em professoras de uma universidade pública no sul do Brasil, que é quando mulheres atribuem seu sucesso à sorte ou outro fator, mas não à sua competência para chegarem aonde estão. Fez-se uma análise estatística inferencial e os resultados revelam que quanto maior a idade, menos impostoras essas docentes se consideram. Em paralelo, quanto maior o tempo de serviço na universidade, menor a presença do FI. A qualificação não interfere na maior ou menor presença do FI, assim como estar em algum cargo de chefia. Embora a literatura mostre que mulheres que trabalham em áreas predominantemente ocupadas por homens possuem maior presença do fenômeno, neste estudo isso não se evidencia. O FI é contemporâneo e está disseminado, seja em maior ou menor proporção. Os dados obtidos neste estudo indicam que parte dessas docentes precisa acreditar mais em si, desenvolvendo mais sua autoestima. A universidade precisa colaborar nisso, desenvolvendo ações que superem o “tokenismo” de modo a amenizar o cenário encontrado, que oprime e adoece. A ambivalência de ser bem-sucedida e não apreciar isso precisa mudar.This study sought to verify the presence of the Impostor Phenomenon (IF) in female professors at a public university in southern Brazil, which is when women attribute their success to luck or another factor, but not to their ability to get where they are. An inferential statistical analysis was carried out and the results reveal that the older the age, the less impostors these teachers consider themselves to be. In parallel, the longer the length of service at the university, the smaller the presence of the IF. The qualification does not interfere with the greater or lesser presence of the IF, as well as being in a leadership position. Although the literature shows that women who work in areas predominantly occupied by men have a greater presence of the phenomenon, in this study this is not evident. IF is contemporary and widespread, whether to a greater or lesser extent. The data obtained in this study indicate that some of these teachers need to believe in themselves more, developing their self-esteem more. The university needs to collaborate in this, developing actions that overcome “tokenism” in order to alleviate the scenario found, which oppresses and sickens. The ambivalence of being successful and not enjoying it needs to change.Este estudio buscó verificar si existe la presencia del Fenómeno Impostor (FI) en profesoras de una universidad pública del sur de Brasil, que es cuando las mujeres atribuyen su éxito a la suerte u otro factor, pero no a su capacidad para llegar a donde quieren. son. Se realizó un análisis estadístico inferencial y los resultados revelan que a mayor edad, menos impostores se consideran estos docentes. Paralelamente, a mayor antigüedad en la universidad, menor presencia de la FI. La habilitación no interfiere con la mayor o menor presencia de la FI, además de estar en una posición de liderazgo. Si bien la literatura muestra que las mujeres que trabajan en áreas predominantemente ocupadas por hombres tienen una mayor presencia del fenómeno, en este estudio esto no se evidencia. FI es contemporáneo y está muy extendido, ya sea en mayor o menor medida. Los datos obtenidos en este estudio indican que algunos de estos docentes necesitan creer más en sí mismos, desarrollando más su autoestima. La universidad necesita colaborar en esto, desarrollando acciones que superen el “tokenismo” para paliar el escenario encontrado, que oprime y enferma. La ambivalencia de tener éxito y no disfrutarlo debe cambiar.Research, Society and Development2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4193110.33448/rsd-v12i6.41931Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e2112641931Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e2112641931Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e21126419312525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41931/33986Copyright (c) 2023 Simone Portella Teixeira de Mello; Luã Borges Iepsen; Isabel Teresinha Dutra Soares; Camilo Cardoso Hise Rodrigues; Cristiane Medianeira Canabarro Flores Hubner https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello, Simone Portella Teixeira de Iepsen, Luã Borges Soares, Isabel Teresinha Dutra Rodrigues, Camilo Cardoso Hise Hubner , Cristiane Medianeira Canabarro Flores 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41931Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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