A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de Ciências Contábeis e Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eduardo Cotrim
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Mariana Azevedo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7660
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se as professoras de Ciências Contábeis Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade de Volta Redonda/RJ são acometidas pela Síndrome do Impostor, além de analisar qual é a relação entre a presença da síndrome e o seu nível de sucesso. Para obter os resultados, 9 professoras, das quais 8 responderam, receberam eletronicamente questionário denominado escala CIPS, no qual poderiam responder opções que estavam entre “não é de todo verdade” e “muito verdadeiro”. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão de que a maior parte das professoras apresentava nível baixo e moderado do indicativo de Síndrome, contrariando a literatura internacional, que apontava no sentido de que mulheres, teoricamente de sucesso, estariam mais propensas a desenvolver a Síndrome em ambientes majoritariamente masculinos. Desta maneira, concluiu-se que o resultado encontrado pode ser fruto das mudanças ocorridas ao longo do tempo, uma vez que há uma distância temporal muito grande entre os estudos pioneiros e o presente artigo. Além disso, supôs-se que questões como a auto percepção das respondentes com relação ao seu próprio nível de sucesso também podem ter influenciado no resultado encontrado
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