Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Cristiana de Paula, Teixeira, Regina Maria, Paim, Igor de Moraes, Souza, Andrea Moura da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600
Resumo: Este artigo tem como objetivo, analisar a partir da pesquisa integrativa o uso de MOOC (Massive Open Online Course) e das metodologias ativas para o ensino de Ciências, demonstrando suas características, possibilidades e limitações. A sistematização da Pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória embasada pela Revisão Integrativa da Literatura. Foram analisados doze artigos indexados nas bases de dados das Plataformas: CAPES, SciELO e Google Acadêmico no período de 2017 a 2022. O resultado dos artigos revisados foi consolidado em um quadro demonstrativo onde os artigos estão dispostos por ordem alfabética nominal dos autores, data e país de publicação, revista que foram publicados, a plataforma de indexação, os objetivos de cada estudo, os sujeitos envolvidos na pesquisa, e as principais conclusões do estudo. A priori as principais conclusões apresentaram que a utilização do MOOC já vem sendo amplamente utilizado de forma massiva no Brasil, cujo público majoritário é de universitários e profissionais de nível superior que demonstra apresentar uma formação auto diretiva, além de contribuir na formação continuada de professores. Assim as configurações dos MOOC possibilitam os sujeitos, buscarem uma formação aligeirada, de curta duração, focado no aperfeiçoamento, sendo realizado pelas Instituições de Ensino Superior por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que garante a qualidade da certificação aos participantes.
id UNIFEI_ff7b1d9c9f0bff1a269a8b953b64fa1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38600
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de CiênciasAn integrative literature review on MOOC in Science educationUna revisión bibliográfica integradora sobre los MOOC en la enseñanza de las CienciasMOOCRevisão IntegrativaEnsino de ciências.MOOCRevisión IntegrativaEnseñanza de las ciencias. MOOCIntegrative ReviewScience teaching. Este artigo tem como objetivo, analisar a partir da pesquisa integrativa o uso de MOOC (Massive Open Online Course) e das metodologias ativas para o ensino de Ciências, demonstrando suas características, possibilidades e limitações. A sistematização da Pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória embasada pela Revisão Integrativa da Literatura. Foram analisados doze artigos indexados nas bases de dados das Plataformas: CAPES, SciELO e Google Acadêmico no período de 2017 a 2022. O resultado dos artigos revisados foi consolidado em um quadro demonstrativo onde os artigos estão dispostos por ordem alfabética nominal dos autores, data e país de publicação, revista que foram publicados, a plataforma de indexação, os objetivos de cada estudo, os sujeitos envolvidos na pesquisa, e as principais conclusões do estudo. A priori as principais conclusões apresentaram que a utilização do MOOC já vem sendo amplamente utilizado de forma massiva no Brasil, cujo público majoritário é de universitários e profissionais de nível superior que demonstra apresentar uma formação auto diretiva, além de contribuir na formação continuada de professores. Assim as configurações dos MOOC possibilitam os sujeitos, buscarem uma formação aligeirada, de curta duração, focado no aperfeiçoamento, sendo realizado pelas Instituições de Ensino Superior por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que garante a qualidade da certificação aos participantes.This article aims to analyze, from integrative research, the use of MOOC (Massive Open Online Course) and active methodologies for science teaching, demonstrating their characteristics, possibilities and limitations. The research systematization is of a qualitative, exploratory type based on the Integrative Literature Review. Twelve articles indexed in the databases of the Platforms: CAPES, SciELO and Google Scholar were analyzed from 2017 to 2022. The result of the reviewed articles was consolidated in a demonstrative table where the articles are arranged in alphabetical order of the authors' names, date and time, country of publication, journal in which they were published, indexing platform, objectives of each study, subjects involved in the research, and main conclusions of the study. A priori, the main conclusions showed that the use of the MOOC has already been widely used in Brazil, whose majority audience is university students and higher-level professionals who demonstrate a self-directed training, in addition to contributing to the continuing education of teachers. Thus, the configurations of the MOOC allow the subjects to seek a lighter, short-term training, focused on improvement, being carried out by Higher Education Institutions through virtual learning environments (VLE) that guarantee the quality of certification to the participants.Este artículo tiene como objetivo analizar, desde la investigación integradora, el uso de los MOOC (Massive Open Online Course) y las metodologías activas para la enseñanza de las ciencias, demostrando sus características, posibilidades y limitaciones. La sistematización de la investigación es de tipo cualitativa, exploratoria, basada en la Integrative Literature Review. Se analizaron doce artículos indexados en las bases de datos de las Plataformas: CAPES, SciELO y Google Scholar desde 2017 hasta 2022. El resultado de los artículos revisados se consolidó en una tabla demostrativa donde los artículos están ordenados alfabéticamente de los nombres de los autores, fecha y tiempo, país de publicación, revista en la que fueron publicados, plataforma de indexación, objetivos de cada estudio, sujetos involucrados en la investigación y principales conclusiones del estudio. A priori, las principales conclusiones mostraron que el uso de los MOOC ya ha sido ampliamente utilizado en Brasil, cuyo público mayoritario son estudiantes universitarios y profesionales de nivel superior que demuestran una formación autodirigida, además de contribuir para la formación continua de los profesores. Así, las configuraciones de los MOOC permiten a los sujetos buscar una formación más liviana, de corta duración, enfocada a la superación, siendo realizada por Instituciones de Educación Superior a través de entornos virtuales de aprendizaje (EVA) que garantizan la calidad de la certificación a los participantes.Research, Society and Development2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3860010.33448/rsd-v11i16.38600Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e321111638600Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e321111638600Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3211116386002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600/31994Copyright (c) 2022 Renata Makelly Tomaz do Nascimento; Cristiana de Paula Santos; Regina Maria Teixeira; Igor de Moraes Paim; Andrea Moura da Costa Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Renata Makelly Tomaz doSantos, Cristiana de PaulaTeixeira, Regina MariaPaim, Igor de Moraes Souza, Andrea Moura da Costa2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38600Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:16.224021Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
An integrative literature review on MOOC in Science education
Una revisión bibliográfica integradora sobre los MOOC en la enseñanza de las Ciencias
title Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
spellingShingle Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
MOOC
Revisão Integrativa
Ensino de ciências.
MOOC
Revisión Integrativa
Enseñanza de las ciencias.
MOOC
Integrative Review
Science teaching.
title_short Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
title_full Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
title_fullStr Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
title_full_unstemmed Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
title_sort Uma revisão integrativa de literatura sobre o MOOC no ensino de Ciências
author Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
author_facet Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
Santos, Cristiana de Paula
Teixeira, Regina Maria
Paim, Igor de Moraes
Souza, Andrea Moura da Costa
author_role author
author2 Santos, Cristiana de Paula
Teixeira, Regina Maria
Paim, Igor de Moraes
Souza, Andrea Moura da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Renata Makelly Tomaz do
Santos, Cristiana de Paula
Teixeira, Regina Maria
Paim, Igor de Moraes
Souza, Andrea Moura da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv MOOC
Revisão Integrativa
Ensino de ciências.
MOOC
Revisión Integrativa
Enseñanza de las ciencias.
MOOC
Integrative Review
Science teaching.
topic MOOC
Revisão Integrativa
Ensino de ciências.
MOOC
Revisión Integrativa
Enseñanza de las ciencias.
MOOC
Integrative Review
Science teaching.
description Este artigo tem como objetivo, analisar a partir da pesquisa integrativa o uso de MOOC (Massive Open Online Course) e das metodologias ativas para o ensino de Ciências, demonstrando suas características, possibilidades e limitações. A sistematização da Pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória embasada pela Revisão Integrativa da Literatura. Foram analisados doze artigos indexados nas bases de dados das Plataformas: CAPES, SciELO e Google Acadêmico no período de 2017 a 2022. O resultado dos artigos revisados foi consolidado em um quadro demonstrativo onde os artigos estão dispostos por ordem alfabética nominal dos autores, data e país de publicação, revista que foram publicados, a plataforma de indexação, os objetivos de cada estudo, os sujeitos envolvidos na pesquisa, e as principais conclusões do estudo. A priori as principais conclusões apresentaram que a utilização do MOOC já vem sendo amplamente utilizado de forma massiva no Brasil, cujo público majoritário é de universitários e profissionais de nível superior que demonstra apresentar uma formação auto diretiva, além de contribuir na formação continuada de professores. Assim as configurações dos MOOC possibilitam os sujeitos, buscarem uma formação aligeirada, de curta duração, focado no aperfeiçoamento, sendo realizado pelas Instituições de Ensino Superior por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que garante a qualidade da certificação aos participantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600
10.33448/rsd-v11i16.38600
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38600/31994
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e321111638600
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e321111638600
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e321111638600
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052775543078912