EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mariana Schuchter
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Michele Cristina Ramos, Salgado, Ana Claudia Peters
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474
Resumo: RESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais.
id UNIFESP-3_0331dfab23d563f1edeca79ff33f8c50
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/474
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTALRESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais.Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/47410.34024/olhares.2017.v5.474Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 110-1282317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474/230Soares, Mariana SchuchterGomes, Michele Cristina RamosSalgado, Ana Claudia Petersinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/474Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Soares, Mariana Schuchter
title_short EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Soares, Mariana Schuchter
author_facet Soares, Mariana Schuchter
Gomes, Michele Cristina Ramos
Salgado, Ana Claudia Peters
author_role author
author2 Gomes, Michele Cristina Ramos
Salgado, Ana Claudia Peters
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mariana Schuchter
Gomes, Michele Cristina Ramos
Salgado, Ana Claudia Peters
description RESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474
10.34024/olhares.2017.v5.474
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474/230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 110-128
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827519840256