EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474 |
Resumo: | RESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais. |
id |
UNIFESP-3_0331dfab23d563f1edeca79ff33f8c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/474 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTALRESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais.Universidade Federal de São Paulo2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/47410.34024/olhares.2017.v5.474Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 110-1282317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474/230Soares, Mariana SchuchterGomes, Michele Cristina RamosSalgado, Ana Claudia Petersinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:22:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/474Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:22:54Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Soares, Mariana Schuchter |
title_short |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
EM TEMPOS DE SUPERDIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DOS PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Soares, Mariana Schuchter |
author_facet |
Soares, Mariana Schuchter Gomes, Michele Cristina Ramos Salgado, Ana Claudia Peters |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Michele Cristina Ramos Salgado, Ana Claudia Peters |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mariana Schuchter Gomes, Michele Cristina Ramos Salgado, Ana Claudia Peters |
description |
RESUMO: Por vivermos em uma época da superdiversidade, caracterizada por um aumento na tessitura da diversidade nas sociedades contemporâneas e pelo desenvolvimento tecnológico (VERTOVEC, 2006; BLOMMAERT, 2010), acreditamos que o ensino de língua estrangeira nas escolas deve refletir esses novos tempos. Assim, este trabalho tem por objetivo uma reflexão crítica sobre os PCN de língua estrangeira dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, de forma a propormos uma revisão e atualização do documento, que foi produzido há 20 anos. Defendemos, nesse sentido, o ensino bilíngue (GARCÍA, 2009), buscando dar condições para o desenvolvimento da bilingualidade (SAVEDRA, 1994) do aluno, a partir de um trabalho com a LE em uma perspectiva holística.Palavras-chave: superdiversidade; ensino de língua estrangeira; Parâmetros Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474 10.34024/olhares.2017.v5.474 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/474/230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 1 (2017): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 110-128 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234006089728 |