COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murillio, Patricia Celis
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zaniolo, Leandro Osni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/371
Resumo: Resumo A Comunicação Alternativa (CA) introduz uma nova prática pedagógica ao entender que o processo linguístico não precisa ser dado por uma linguagem oral. No entanto, as práticas escolares reconhecem na linguagem oral o principal meio de comunicação. O objetivo da pesquisa consistiu em descrever a realidade da educação infantil inclusiva para crianças que não falam. Esta pesquisa é um ensaio bibliográfico sobre a efetividade da CA na educação infantil, mediada por leis e portarias que regulamentam as ações educacionais inclusivas. Resultados: O universo escolar, da educação básica, encontra na estrutura curricular e na formação continuada dos professores, um descompasso frente às necessidades emergentes da educação inclusiva. Contudo, a prática da comunicação alternativa vem sendo gradualmente inserida nas escolas da educação básica junto aos grupos de pesquisa. Palavra Chaves: Educação infantil; educação inclusiva; comunicação alternativa.  
id UNIFESP-3_227a5ec65f5811c0f8c126740e92a2c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/371
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICASResumo A Comunicação Alternativa (CA) introduz uma nova prática pedagógica ao entender que o processo linguístico não precisa ser dado por uma linguagem oral. No entanto, as práticas escolares reconhecem na linguagem oral o principal meio de comunicação. O objetivo da pesquisa consistiu em descrever a realidade da educação infantil inclusiva para crianças que não falam. Esta pesquisa é um ensaio bibliográfico sobre a efetividade da CA na educação infantil, mediada por leis e portarias que regulamentam as ações educacionais inclusivas. Resultados: O universo escolar, da educação básica, encontra na estrutura curricular e na formação continuada dos professores, um descompasso frente às necessidades emergentes da educação inclusiva. Contudo, a prática da comunicação alternativa vem sendo gradualmente inserida nas escolas da educação básica junto aos grupos de pesquisa. Palavra Chaves: Educação infantil; educação inclusiva; comunicação alternativa.  Universidade Federal de São Paulo2015-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/37110.34024/olhares.2015.v3.371Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 122-1422317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/371/122Murillio, Patricia CelisZaniolo, Leandro Osniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/371Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:16:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Murillio, Patricia Celis
title_short COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_sort COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
author Murillio, Patricia Celis
author_facet Murillio, Patricia Celis
Zaniolo, Leandro Osni
author_role author
author2 Zaniolo, Leandro Osni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murillio, Patricia Celis
Zaniolo, Leandro Osni
description Resumo A Comunicação Alternativa (CA) introduz uma nova prática pedagógica ao entender que o processo linguístico não precisa ser dado por uma linguagem oral. No entanto, as práticas escolares reconhecem na linguagem oral o principal meio de comunicação. O objetivo da pesquisa consistiu em descrever a realidade da educação infantil inclusiva para crianças que não falam. Esta pesquisa é um ensaio bibliográfico sobre a efetividade da CA na educação infantil, mediada por leis e portarias que regulamentam as ações educacionais inclusivas. Resultados: O universo escolar, da educação básica, encontra na estrutura curricular e na formação continuada dos professores, um descompasso frente às necessidades emergentes da educação inclusiva. Contudo, a prática da comunicação alternativa vem sendo gradualmente inserida nas escolas da educação básica junto aos grupos de pesquisa. Palavra Chaves: Educação infantil; educação inclusiva; comunicação alternativa.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/371
10.34024/olhares.2015.v3.371
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/371
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2015.v3.371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/371/122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 1 (2015): Dossiê Temático "Diversidade, diferenças e inclusão"; 122-142
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233974632448