POLÍTICA DE REDESENHO CURRICULAR EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTADO DA QUESTÃO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/714 |
Resumo: | Com foco no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído em 2009 pelo Ministério da Educação e ainda vigente após redefininções, este artigo parte de uma pesquisa realizada sobre essa política de redesenho curricular e suas recontextualizações, do macro ao microcontexo, O texto apresenta uma breve contextualização da política e o Estado da Questão (EQ), que traz um mapeamento de textos científicos sobre o ProEMI, publicados eletronicamente desde 2009, ano de seu lançamento, até 2016, incluindo teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em eventos. Evidencia-se a relevância social e científica da pesquisa, e seu potencial para trazer acréscimos qualitativos ao campo da educação e suas políticas, especialmente ao atual debate em torno do currículo do Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: Estado da Questão. Programa Ensino Médio Inovador. Redesenho Curricular. |
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POLÍTICA DE REDESENHO CURRICULAR EM MOVIMENTO NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTADO DA QUESTÃOCom foco no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído em 2009 pelo Ministério da Educação e ainda vigente após redefininções, este artigo parte de uma pesquisa realizada sobre essa política de redesenho curricular e suas recontextualizações, do macro ao microcontexo, O texto apresenta uma breve contextualização da política e o Estado da Questão (EQ), que traz um mapeamento de textos científicos sobre o ProEMI, publicados eletronicamente desde 2009, ano de seu lançamento, até 2016, incluindo teses, dissertações, artigos e trabalhos apresentados em eventos. Evidencia-se a relevância social e científica da pesquisa, e seu potencial para trazer acréscimos qualitativos ao campo da educação e suas políticas, especialmente ao atual debate em torno do currículo do Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: Estado da Questão. Programa Ensino Médio Inovador. Redesenho Curricular. Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/71410.34024/olhares.2017.v5.714Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 54-762317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/714/257Pereira, Ricardo InocêncioHeinzle, Marcia Regina Selpainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/714Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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