AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaguri, Jonathas de Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes Machado, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/727
Resumo: Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar o método direto para o ensino de línguas estrangeiras durante a reforma Francisco Campos no Brasil. Além disso, Carneiro Leão se preocupou com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, buscando uma reorganização no sistema de ensino para suprir essa nova demanda. Com isso, surgiu a necessidade de estudar novas línguas estrangeiras no país, possibilitando, portanto, as descobertas científicas adotarem o uso da língua franca para divulgação dos resultados alcançados pela ciência. Com este texto, pretendemos discutir partes de seu múltiplo talento como professor e educador no cenário político-educacional brasileiro na década de 1930 a partir das suas obras que foram identificadas, localizadas, selecionadas e ordenadas por Chaguri e Machado (2017). PALAVRAS-CHAVE: Carneiro Leão, bibliografia, educação.
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