AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/727 |
Resumo: | Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar o método direto para o ensino de línguas estrangeiras durante a reforma Francisco Campos no Brasil. Além disso, Carneiro Leão se preocupou com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, buscando uma reorganização no sistema de ensino para suprir essa nova demanda. Com isso, surgiu a necessidade de estudar novas línguas estrangeiras no país, possibilitando, portanto, as descobertas científicas adotarem o uso da língua franca para divulgação dos resultados alcançados pela ciência. Com este texto, pretendemos discutir partes de seu múltiplo talento como professor e educador no cenário político-educacional brasileiro na década de 1930 a partir das suas obras que foram identificadas, localizadas, selecionadas e ordenadas por Chaguri e Machado (2017). PALAVRAS-CHAVE: Carneiro Leão, bibliografia, educação. |
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AS OBRAS DE CARNEIRO LEÃO NO CENÁRIO POLÍTICO- EDUCACIONAL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1930Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966) sempre esteve envolvido com debates educacionais e sociais da nação brasileira. Dentre suas diversas atividades exercidas na educação, ele atuou como professor-chefe de francês no Colégio D. Pedro II e o responsável por implantar o método direto para o ensino de línguas estrangeiras durante a reforma Francisco Campos no Brasil. Além disso, Carneiro Leão se preocupou com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, buscando uma reorganização no sistema de ensino para suprir essa nova demanda. Com isso, surgiu a necessidade de estudar novas línguas estrangeiras no país, possibilitando, portanto, as descobertas científicas adotarem o uso da língua franca para divulgação dos resultados alcançados pela ciência. Com este texto, pretendemos discutir partes de seu múltiplo talento como professor e educador no cenário político-educacional brasileiro na década de 1930 a partir das suas obras que foram identificadas, localizadas, selecionadas e ordenadas por Chaguri e Machado (2017). PALAVRAS-CHAVE: Carneiro Leão, bibliografia, educação. Universidade Federal de São Paulo2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/72710.34024/olhares.2018.v6.727Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 1 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 26-482317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/727/281Chaguri, Jonathas de PaulaGomes Machado, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/727Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:24:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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