INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Guilherme Afonso Monteiro de Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Fabiano Antonio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/800
Resumo: Contraditoriamente a educação tem ocupado papel fundamental na formação de capital humano e de um projeto de emancipação. Neste campo, de intensa disputa, hegemonicamente ela serve ao capital que, contemporaneamente, se apresenta de forma financeirizada. Aliado a esta dinâmica, o processo de internacionalização da educação tem servido para disseminação de um modelo que necessita de consensos ativos. O caso mais evidente e atual dessa submissão, no ensino superior (ES), aos interesses hegemônicos é o Processo de Bologna (PB), que ao implementar um modelo internacional de ES influencia políticas educacionais brasileiras, como é o caso- de nosso objeto de investigação: a Universidade Aberta do Brasil.  Através de análise documental, compreendemos como tem ocorrido a incorporação dos princípios de internacionalização do ES no contexto brasileiro. Percebemos que as categorias: participação e responsabilização; qualidade e resultados e estandardização tornam-se fulcrais para a implantação das políticas de ES no contexto da mundialização do capital.
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