INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/800 |
Resumo: | Contraditoriamente a educação tem ocupado papel fundamental na formação de capital humano e de um projeto de emancipação. Neste campo, de intensa disputa, hegemonicamente ela serve ao capital que, contemporaneamente, se apresenta de forma financeirizada. Aliado a esta dinâmica, o processo de internacionalização da educação tem servido para disseminação de um modelo que necessita de consensos ativos. O caso mais evidente e atual dessa submissão, no ensino superior (ES), aos interesses hegemônicos é o Processo de Bologna (PB), que ao implementar um modelo internacional de ES influencia políticas educacionais brasileiras, como é o caso- de nosso objeto de investigação: a Universidade Aberta do Brasil. Através de análise documental, compreendemos como tem ocorrido a incorporação dos princípios de internacionalização do ES no contexto brasileiro. Percebemos que as categorias: participação e responsabilização; qualidade e resultados e estandardização tornam-se fulcrais para a implantação das políticas de ES no contexto da mundialização do capital. |
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INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNAContraditoriamente a educação tem ocupado papel fundamental na formação de capital humano e de um projeto de emancipação. Neste campo, de intensa disputa, hegemonicamente ela serve ao capital que, contemporaneamente, se apresenta de forma financeirizada. Aliado a esta dinâmica, o processo de internacionalização da educação tem servido para disseminação de um modelo que necessita de consensos ativos. O caso mais evidente e atual dessa submissão, no ensino superior (ES), aos interesses hegemônicos é o Processo de Bologna (PB), que ao implementar um modelo internacional de ES influencia políticas educacionais brasileiras, como é o caso- de nosso objeto de investigação: a Universidade Aberta do Brasil. Através de análise documental, compreendemos como tem ocorrido a incorporação dos princípios de internacionalização do ES no contexto brasileiro. Percebemos que as categorias: participação e responsabilização; qualidade e resultados e estandardização tornam-se fulcrais para a implantação das políticas de ES no contexto da mundialização do capital.Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/80010.34024/olhares.2018.v6.800Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 13-332317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/800/285Marins, Guilherme Afonso Monteiro de BarrosSantos, Fabiano Antonio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/800Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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