Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794 |
Resumo: | Este artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana. |
id |
UNIFESP-3_4e6d0886fde5465b7fdc43b8305ba1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFFEste artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana.Universidade Federal de São Paulo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/79410.34024/olhares.2019.v7.794Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 174-1892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794/6923Leme, Erika SouzaCosta, Valdelúcia Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:26:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
title |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
spellingShingle |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF Leme, Erika Souza |
title_short |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
title_full |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
title_fullStr |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
title_full_unstemmed |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
title_sort |
Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF |
author |
Leme, Erika Souza |
author_facet |
Leme, Erika Souza Costa, Valdelúcia Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Valdelúcia Alves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme, Erika Souza Costa, Valdelúcia Alves da |
description |
Este artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794 10.34024/olhares.2019.v7.794 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2019.v7.794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794/6923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 174-189 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234421325824 |