Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Erika Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Valdelúcia Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794
Resumo: Este artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana.
id UNIFESP-3_4e6d0886fde5465b7fdc43b8305ba1ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFFEste artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana.Universidade Federal de São Paulo2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/79410.34024/olhares.2019.v7.794Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 174-1892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794/6923Leme, Erika SouzaCosta, Valdelúcia Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:26:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/794Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:26:09Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
title Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
spellingShingle Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
Leme, Erika Souza
title_short Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
title_full Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
title_fullStr Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
title_full_unstemmed Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
title_sort Liames entre a formação cultural e a formação acadêmica: em questão o curso de pedagogia da UFF
author Leme, Erika Souza
author_facet Leme, Erika Souza
Costa, Valdelúcia Alves da
author_role author
author2 Costa, Valdelúcia Alves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Erika Souza
Costa, Valdelúcia Alves da
description Este artigo é parte integrante da pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as relações entre as contribuições da Formação Cultural (Biulding) à Formação Acadêmica no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no Componente Curricular de Atividades Culturais. São apresentados elementos referentes às perspectivas da Universidade contemporânea, devido à defesa da ação e do pensamento autônomos do indivíduo e pela influência da Indústria Cultural sobre a formação. Os resultados expressam o potencial cultural da Universidade no enfrentamento da racionalidade instrumental, que tem como projeto a formação aligeirada, reducionista e fragmentada na pseudo tentativa de atender às demandas do mundo do trabalho. Por fim, identificamos as possibilidades da formação à vida e à experiência humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794
10.34024/olhares.2019.v7.794
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2019.v7.794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/794/6923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 7 n. 1 (2019): Número temático "Africanidades, Brasilidades e Educação das Relações Étnico-Raciais"; 174-189
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234421325824