Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/40 |
Resumo: | Os processos de aprendizagem em espaços não-formais vêm ganhando destaque nas discussões teórico-práticas nos cursos de licenciatura, tendo em vista a necessidade de formar os estagiários não apenas para a escola, mas, sobretudo, para os constantes desafios da educação que transcendem os muros do espaço escolar. A educação não-formal corresponde às atividades ou programas organizados fora do sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos, ou seja, qualquer atividade educacional organizada e estruturada que não corresponda exatamente à definição de “educação formal” (GHANEM e TRILLA, 2008). Este trabalho pretende ampliar as reflexões teórico-metodológicas sobre o estágio curricular em um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância ofertado pela UFRPE/UAB, priorizando a prática do estágio na educação não-formal. |
id |
UNIFESP-3_62c051880b04ead330322d9627026e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distânciaOs processos de aprendizagem em espaços não-formais vêm ganhando destaque nas discussões teórico-práticas nos cursos de licenciatura, tendo em vista a necessidade de formar os estagiários não apenas para a escola, mas, sobretudo, para os constantes desafios da educação que transcendem os muros do espaço escolar. A educação não-formal corresponde às atividades ou programas organizados fora do sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos, ou seja, qualquer atividade educacional organizada e estruturada que não corresponda exatamente à definição de “educação formal” (GHANEM e TRILLA, 2008). Este trabalho pretende ampliar as reflexões teórico-metodológicas sobre o estágio curricular em um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância ofertado pela UFRPE/UAB, priorizando a prática do estágio na educação não-formal.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/4010.34024/olhares.2013.v1.40Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 155-1792317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/40/35Silva, Ana Paula Teixeira BrunoSilva, Ivanda Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
title |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
spellingShingle |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
title_short |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
title_full |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
title_fullStr |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
title_sort |
Estágio curricular em contextos não formais: interfaces com desafios na educação a distância |
author |
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
author_facet |
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno Silva, Ivanda Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivanda Maria Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno Silva, Ivanda Maria Martins |
description |
Os processos de aprendizagem em espaços não-formais vêm ganhando destaque nas discussões teórico-práticas nos cursos de licenciatura, tendo em vista a necessidade de formar os estagiários não apenas para a escola, mas, sobretudo, para os constantes desafios da educação que transcendem os muros do espaço escolar. A educação não-formal corresponde às atividades ou programas organizados fora do sistema regular de ensino, com objetivos educacionais bem definidos, ou seja, qualquer atividade educacional organizada e estruturada que não corresponda exatamente à definição de “educação formal” (GHANEM e TRILLA, 2008). Este trabalho pretende ampliar as reflexões teórico-metodológicas sobre o estágio curricular em um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância ofertado pela UFRPE/UAB, priorizando a prática do estágio na educação não-formal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/40 10.34024/olhares.2013.v1.40 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/40/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 155-179 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233587707904 |