FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asbahr, Flavia da Silva Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808
Resumo: Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador. PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação.  
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