FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808 |
Resumo: | Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador. PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação. |
id |
UNIFESP-3_7bee341456fed410fa71a1a56fc463f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLARNeste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador. PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação. Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/80810.34024/olhares.2018.v6.808Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 81-892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808/282Asbahr, Flavia da Silva FerreiraBulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlackinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/808Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR Asbahr, Flavia da Silva Ferreira |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE FUNCIONÁRIAS(OS) DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR |
author |
Asbahr, Flavia da Silva Ferreira |
author_facet |
Asbahr, Flavia da Silva Ferreira Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack |
author_role |
author |
author2 |
Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Asbahr, Flavia da Silva Ferreira Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack |
description |
Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre formação de funcionárias(os) escolares, não-docentes, desenvolvida no estágio curricular de psicologia escolar. Entende-se que o trabalho desses profissionais tem uma di- mensão educativa central na construção da gestão escolar democrática. Portan- to, realizam-se reuniões mensais de formação com as(os) funcionárias(os) das escolas, coordenadas por estagiários de psicologia escolar. Os temas trabalhados nesses encontros são: papel educativo das(os) funcionárias(os) escolares; desen- volvimento humano; desvalorização do trabalhador braçal; organização sindical e luta dos trabalhadores. Como resultados, tem-se a constituição do processo grupal e uma nova configuração da identidade profissional, articulada à com- preensão da especificidade educativa do trabalhador. PALAVRAS-CHAVE: Psicologia escolar, administração educacional, trabalho em grupo, trabalhadores da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808 10.34024/olhares.2018.v6.808 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/808/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 81-89 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234424471552 |