COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maísa Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Ana Lúcia Horta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319
Resumo: Buscamos, no presente artigo, discutir o modo como alguns livros didáticos de alfabetização levam em conta os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferenças individuais dos alunos no processo de ensino, produzindo situações de sucesso ou fracasso escolar. Por meio da análise de orientações ao professor e de anunciados de atividades ao aluno de seis livros didáticos, e de referenciais acerca do sucesso e fracasso escolar (Sawaya, 2012; Proença, 2002; Castro e Piotto, 2007) e da Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 1995, 2007, 2010), discutimos a importância de que a heterogeneidade das classes escolares seja considerada, entendendo-as enquanto fonte de desenvolvimento. Para tanto, é de essencial importância que sejam levados em conta os ajustes das atividades didáticas feitos pelo professor, de modo a melhor atender os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos, criando situações de inclusão e sucesso escolar.
id UNIFESP-3_81558e2a771543ccf09c30bed265a519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?Buscamos, no presente artigo, discutir o modo como alguns livros didáticos de alfabetização levam em conta os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferenças individuais dos alunos no processo de ensino, produzindo situações de sucesso ou fracasso escolar. Por meio da análise de orientações ao professor e de anunciados de atividades ao aluno de seis livros didáticos, e de referenciais acerca do sucesso e fracasso escolar (Sawaya, 2012; Proença, 2002; Castro e Piotto, 2007) e da Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 1995, 2007, 2010), discutimos a importância de que a heterogeneidade das classes escolares seja considerada, entendendo-as enquanto fonte de desenvolvimento. Para tanto, é de essencial importância que sejam levados em conta os ajustes das atividades didáticas feitos pelo professor, de modo a melhor atender os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos, criando situações de inclusão e sucesso escolar.Universidade Federal de São Paulo2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/31910.34024/olhares.2015.v3.319Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 119-1322317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319/160Silva, Maísa AlvesNogueira, Ana Lúcia Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:18:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/319Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:18:22Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
title COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
spellingShingle COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
Silva, Maísa Alves
title_short COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
title_full COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
title_fullStr COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
title_full_unstemmed COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
title_sort COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
author Silva, Maísa Alves
author_facet Silva, Maísa Alves
Nogueira, Ana Lúcia Horta
author_role author
author2 Nogueira, Ana Lúcia Horta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maísa Alves
Nogueira, Ana Lúcia Horta
description Buscamos, no presente artigo, discutir o modo como alguns livros didáticos de alfabetização levam em conta os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferenças individuais dos alunos no processo de ensino, produzindo situações de sucesso ou fracasso escolar. Por meio da análise de orientações ao professor e de anunciados de atividades ao aluno de seis livros didáticos, e de referenciais acerca do sucesso e fracasso escolar (Sawaya, 2012; Proença, 2002; Castro e Piotto, 2007) e da Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 1995, 2007, 2010), discutimos a importância de que a heterogeneidade das classes escolares seja considerada, entendendo-as enquanto fonte de desenvolvimento. Para tanto, é de essencial importância que sejam levados em conta os ajustes das atividades didáticas feitos pelo professor, de modo a melhor atender os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos, criando situações de inclusão e sucesso escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319
10.34024/olhares.2015.v3.319
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2015.v3.319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 3 n. 2 (2015): Dossiê temático "Pesquisa e produção de conhecimento em políticas educacionais: contribuições para a formação de professores e gestores"; 119-132
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233961000960