COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO CONTEMPLAM OS DIFERENTES PERCURSOS DE APRENDIZAGEM?
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/319 |
Resumo: | Buscamos, no presente artigo, discutir o modo como alguns livros didáticos de alfabetização levam em conta os diferentes ritmos de aprendizagem e as diferenças individuais dos alunos no processo de ensino, produzindo situações de sucesso ou fracasso escolar. Por meio da análise de orientações ao professor e de anunciados de atividades ao aluno de seis livros didáticos, e de referenciais acerca do sucesso e fracasso escolar (Sawaya, 2012; Proença, 2002; Castro e Piotto, 2007) e da Teoria Histórico Cultural (Vigotski, 1995, 2007, 2010), discutimos a importância de que a heterogeneidade das classes escolares seja considerada, entendendo-as enquanto fonte de desenvolvimento. Para tanto, é de essencial importância que sejam levados em conta os ajustes das atividades didáticas feitos pelo professor, de modo a melhor atender os diferentes percursos de aprendizagem dos alunos, criando situações de inclusão e sucesso escolar. |
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