A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
Resumo: O presente trabalho procura analisar como a oralidade é abordada no livro didático de língua portuguesa “Português: Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Ensino Fundamental II), a partir dos critérios elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2011) para o trabalho com a oralidade. Analisando também uma proposta de atividade com a linguagem oral inserida no respectivo material. Como embasamento teórico, utilizaremos autores como MARCUSCHI (2001), SCHNEUWLY e DOLZ (2004), entre outros, além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2001) e o Guia do Livro Didático (2011). Concluímos, através da análise, que o livro didático em questão aponta para uma valorização da linguagem oral, atendendo assim aos critérios elencados no PNLD – 2011 para o trabalho com a oralidade.
id UFCG_4d6d5e912222d5d237286a281a7805c6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28538
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.Orality in teaching Portuguese: how the textbook contemplates this issue.Livro didático de língua portuguesaOralidade no ensino de língua portuguesaOralidade aplicada aos livros didáticosEnsino de língua portuguesa - oralidadePrograma Nacional do Livro Didático - PNLDLinguagem oral - livro didáticoLivro Português: linguagens - Cereja e MagalhãesPortuguese language textbookOrality in Portuguese language teachingPortuguese language teaching - oralityNational Textbook Program - PNLDOral language - textbookPortuguese book: languages - Cereja and MagalhãesLinguísticaO presente trabalho procura analisar como a oralidade é abordada no livro didático de língua portuguesa “Português: Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Ensino Fundamental II), a partir dos critérios elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2011) para o trabalho com a oralidade. Analisando também uma proposta de atividade com a linguagem oral inserida no respectivo material. Como embasamento teórico, utilizaremos autores como MARCUSCHI (2001), SCHNEUWLY e DOLZ (2004), entre outros, além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2001) e o Guia do Livro Didático (2011). Concluímos, através da análise, que o livro didático em questão aponta para uma valorização da linguagem oral, atendendo assim aos critérios elencados no PNLD – 2011 para o trabalho com a oralidade.This paper will seek to examine how orality is discussed in textbook Portuguese language "Portuguese: Languages" William Robert Cereja and Thereza Cochar Magalhães (Basic Education II), from the criteria listed by the National Textbook Program (PNLD - 2011) to work with orality, also analyzing proposed activities with oral language inserted in the respective material. How we use theoretical authors as Marcuschi (2001), Schneuwly and Dolz (2004), among others, in addition to official documents as the National Curriculum Parameters (1997, 2001) and the Guide Textbook (2011). We conclude, through analysis, that the textbook in question points to a valuation minimally oral language thus meeting the criteria listed in the PNLD - 2011 to work with orality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.2012-122023-01-02T14:27:40Z2023-01-022023-01-02T14:27:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538RIBEIRO, Túlio Wesley Silva. A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-02T14:28:24Zoai:localhost:riufcg/28538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-02T14:28:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
Orality in teaching Portuguese: how the textbook contemplates this issue.
title A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
spellingShingle A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
Livro didático de língua portuguesa
Oralidade no ensino de língua portuguesa
Oralidade aplicada aos livros didáticos
Ensino de língua portuguesa - oralidade
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Linguagem oral - livro didático
Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães
Portuguese language textbook
Orality in Portuguese language teaching
Portuguese language teaching - orality
National Textbook Program - PNLD
Oral language - textbook
Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães
Linguística
title_short A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
title_full A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
title_fullStr A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
title_full_unstemmed A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
title_sort A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
author RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
author_facet RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL, Edmilson Luiz.
RAFAEL, E. L.
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de língua portuguesa
Oralidade no ensino de língua portuguesa
Oralidade aplicada aos livros didáticos
Ensino de língua portuguesa - oralidade
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Linguagem oral - livro didático
Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães
Portuguese language textbook
Orality in Portuguese language teaching
Portuguese language teaching - orality
National Textbook Program - PNLD
Oral language - textbook
Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães
Linguística
topic Livro didático de língua portuguesa
Oralidade no ensino de língua portuguesa
Oralidade aplicada aos livros didáticos
Ensino de língua portuguesa - oralidade
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Linguagem oral - livro didático
Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães
Portuguese language textbook
Orality in Portuguese language teaching
Portuguese language teaching - orality
National Textbook Program - PNLD
Oral language - textbook
Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães
Linguística
description O presente trabalho procura analisar como a oralidade é abordada no livro didático de língua portuguesa “Português: Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Ensino Fundamental II), a partir dos critérios elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2011) para o trabalho com a oralidade. Analisando também uma proposta de atividade com a linguagem oral inserida no respectivo material. Como embasamento teórico, utilizaremos autores como MARCUSCHI (2001), SCHNEUWLY e DOLZ (2004), entre outros, além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2001) e o Guia do Livro Didático (2011). Concluímos, através da análise, que o livro didático em questão aponta para uma valorização da linguagem oral, atendendo assim aos critérios elencados no PNLD – 2011 para o trabalho com a oralidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2023-01-02T14:27:40Z
2023-01-02
2023-01-02T14:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
RIBEIRO, Túlio Wesley Silva. A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
identifier_str_mv RIBEIRO, Túlio Wesley Silva. A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565878390784