Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente. |
id |
UNIFESP-3_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docenteResumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/13910.34024/olhares.2013.v1.139Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 180-1922317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/46https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/4300Cândido Rosado, Andrea da ConceiçãoPires Fernandes, Cássia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
title |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
spellingShingle |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente Cândido Rosado, Andrea da Conceição |
title_short |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
title_full |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
title_fullStr |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
title_full_unstemmed |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
title_sort |
Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente |
author |
Cândido Rosado, Andrea da Conceição |
author_facet |
Cândido Rosado, Andrea da Conceição Pires Fernandes, Cássia do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Pires Fernandes, Cássia do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido Rosado, Andrea da Conceição Pires Fernandes, Cássia do Carmo |
description |
Resumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139 10.34024/olhares.2013.v1.139 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2013.v1.139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/46 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/4300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 180-192 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233626505216 |