Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido Rosado, Andrea da Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pires Fernandes, Cássia do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139
Resumo: Resumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente.
id UNIFESP-3_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docenteResumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/13910.34024/olhares.2013.v1.139Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 180-1922317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/46https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/4300Cândido Rosado, Andrea da ConceiçãoPires Fernandes, Cássia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
title Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
spellingShingle Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
Cândido Rosado, Andrea da Conceição
title_short Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
title_full Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
title_fullStr Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
title_full_unstemmed Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
title_sort Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente
author Cândido Rosado, Andrea da Conceição
author_facet Cândido Rosado, Andrea da Conceição
Pires Fernandes, Cássia do Carmo
author_role author
author2 Pires Fernandes, Cássia do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido Rosado, Andrea da Conceição
Pires Fernandes, Cássia do Carmo
description Resumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139
10.34024/olhares.2013.v1.139
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/46
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/139/4300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 180-192
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233626505216