SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino Weirich, Ligiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sutil, Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente.  
id UNIFESP-3_9d23a5b2cf3ccbd510f854c4a72a4587
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/748
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação Infantil, cultura científica, ambiente Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente.  Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74810.34024/olhares.2018.v6.748Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 91-1092317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748/287Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino Weirich, LigianeSutil, Noemi2020-08-09T19:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/748Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marcelino Weirich, Ligiane
Educação Infantil, cultura científica, ambiente
title_short SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Marcelino Weirich, Ligiane
author_facet Marcelino Weirich, Ligiane
Sutil, Noemi
author_role author
author2 Sutil, Noemi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino Weirich, Ligiane
Sutil, Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil, cultura científica, ambiente
topic Educação Infantil, cultura científica, ambiente
description Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748
10.34024/olhares.2018.v6.748
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2018.v6.748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 91-109
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463234403500032