SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748 |
Resumo: | Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente. |
id |
UNIFESP-3_9d23a5b2cf3ccbd510f854c4a72a4587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/748 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação Infantil, cultura científica, ambiente Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente. Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74810.34024/olhares.2018.v6.748Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 91-1092317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748/287Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutilinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelino Weirich, LigianeSutil, Noemi2020-08-09T19:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/748Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Marcelino Weirich, Ligiane Educação Infantil, cultura científica, ambiente |
title_short |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
SIGNIFICADOS, PERCEPÇÕES E AÇÕES SOBRE AMBIENTE EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Marcelino Weirich, Ligiane |
author_facet |
Marcelino Weirich, Ligiane Sutil, Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Sutil, Noemi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino Weirich, Ligiane Sutil, Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil, cultura científica, ambiente |
topic |
Educação Infantil, cultura científica, ambiente |
description |
Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa desenvolvida na Educa- ção Infantil, com o objetivo de analisar como as crianças constroem significa- dos sobre o ambiente em que estão inseridas, por meio de atividades educacio- nais para reconhecimento, problematização e ação sobre contextos. Essas ações foram realizadas em instituição pública, na cidade de Curitiba, em 2014, com 24 crianças entre quatro e cinco anos. Tais atividades envolveram: rodas de ciências, exposições de vídeos e aulas de campo no entorno da instituição escolar. Nessas ações educativas, foram considerados os interesses e as com- preensões iniciais das crianças, como atores sociais, com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Educação Ambiental. Os dados compreendem registros em áudio, vídeo e diário de campo, além de trabalhos das crianças. Esses materiais foram analisados conforme a Análise de Conteúdo. Destacam-se resultados relacionados ao reconhecimento, ao questionamento e às proposições de alternativas, por parte das crianças, a problemas de sua realidade vivencial. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, cultura científica, ambiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748 10.34024/olhares.2018.v6.748 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/748/287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 91-109 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234403500032 |