O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Silvia Helena Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3308
Resumo: O papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.
id INEP-1_fa0ef16e218e097793a4f83557c87138
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3308
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criançaambiente escolar; educação infantil; identidade pessoal.educação infantil; ambiente escolarO papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCruz, Silvia Helena VieiraCruz, Rosimeire Costa de Andrade2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/330810.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3308Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3308/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
title O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
spellingShingle O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
Cruz, Silvia Helena Vieira
ambiente escolar; educação infantil; identidade pessoal.
educação infantil; ambiente escolar
title_short O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
title_full O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
title_fullStr O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
title_full_unstemmed O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
title_sort O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança
author Cruz, Silvia Helena Vieira
author_facet Cruz, Silvia Helena Vieira
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author_role author
author2 Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Silvia Helena Vieira
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente escolar; educação infantil; identidade pessoal.
educação infantil; ambiente escolar
topic ambiente escolar; educação infantil; identidade pessoal.
educação infantil; ambiente escolar
dc.description.none.fl_txt_mv O papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.
description O papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3308
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3308
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3308
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3308/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643365744640