ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Marieta Gouvea de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bello, Isabel Melero, Jacomini, Márcia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781
Resumo: Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica.  
id UNIFESP-3_b4ce046db4e8969ebb42a3eb1c8b4ee0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica.  Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/78110.34024/olhares.2018.v6.781Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-552317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781/283Penna, Marieta Gouvea de OliveiraBello, Isabel MeleroJacomini, Márcia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
title ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
spellingShingle ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
Penna, Marieta Gouvea de Oliveira
title_short ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
title_full ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
title_fullStr ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
title_full_unstemmed ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
title_sort ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
author Penna, Marieta Gouvea de Oliveira
author_facet Penna, Marieta Gouvea de Oliveira
Bello, Isabel Melero
Jacomini, Márcia Aparecida
author_role author
author2 Bello, Isabel Melero
Jacomini, Márcia Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Marieta Gouvea de Oliveira
Bello, Isabel Melero
Jacomini, Márcia Aparecida
description Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781
10.34024/olhares.2018.v6.781
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2018.v6.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781/283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-55
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165828000088064