ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781 |
Resumo: | Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica. |
id |
UNIFESP-3_b4ce046db4e8969ebb42a3eb1c8b4ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010)Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica. Universidade Federal de São Paulo2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/78110.34024/olhares.2018.v6.781Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-552317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781/283Penna, Marieta Gouvea de OliveiraBello, Isabel MeleroJacomini, Márcia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:25:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/781Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:25:14Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
title |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
spellingShingle |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) Penna, Marieta Gouvea de Oliveira |
title_short |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
title_full |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
title_fullStr |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
title_sort |
ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000 – 2010) |
author |
Penna, Marieta Gouvea de Oliveira |
author_facet |
Penna, Marieta Gouvea de Oliveira Bello, Isabel Melero Jacomini, Márcia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Bello, Isabel Melero Jacomini, Márcia Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Marieta Gouvea de Oliveira Bello, Isabel Melero Jacomini, Márcia Aparecida |
description |
Apresenta-se, neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo analisar a produção acadêmica, sobre políticas educacio- nais no Brasil, produzida no período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão com análise documental e pesquisa bibliográfica, com base no resumo de 89 teses e dissertações que tratam sobre a formação continuada de profes- sores da educação básica. Tomou-se, como referencial teórico, estudos contem- porâneos que problematizam a formação continuada de professores em uma perspectiva crítica. Além disso, observou-se que a formação continuada é va- lorizada pelos professores porque favorece um movimento que busca melhorar as práticas educativas e aproxima a escola da universidade. Contudo, há certo distanciamento entre a formação que é oferecida pelas redes de ensino e as demandas dos professores, o que limita o potencial das formações continua- das. Também foi observado que, independentemente da qualidade de um pro- grama ou política de formação continuada, este é normalmente interrompido quando há mudança de governo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada, políticas educacionais, educação básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781 10.34024/olhares.2018.v6.781 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2018.v6.781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/781/283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 6 n. 2 (2018): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 35-55 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234418180096 |