ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Mae
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746
Resumo: Este texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte.  
id UNIFESP-3_bbe5f1d1e7135213e19628a614b8e95e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃOEste texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte.  Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74610.34024/olhares.2017.v5.746Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 77-892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746/261Barbosa, Ana Maeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
title ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
spellingShingle ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
Barbosa, Ana Mae
title_short ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
title_full ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
title_fullStr ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
title_full_unstemmed ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
title_sort ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
author Barbosa, Ana Mae
author_facet Barbosa, Ana Mae
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Mae
description Este texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746
10.34024/olhares.2017.v5.746
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2017.v5.746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746/261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 77-89
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827939270657