ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746 |
Resumo: | Este texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte. |
id |
UNIFESP-3_bbe5f1d1e7135213e19628a614b8e95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃOEste texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte. Universidade Federal de São Paulo2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/74610.34024/olhares.2017.v5.746Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 77-892317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746/261Barbosa, Ana Maeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:21:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/746Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:21:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
title |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
spellingShingle |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO Barbosa, Ana Mae |
title_short |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
title_full |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
title_fullStr |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
title_full_unstemmed |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
title_sort |
ARTES NO ENSINO MÉDIO E TRANSFERÊNCIA DE COGNIÇÃO |
author |
Barbosa, Ana Mae |
author_facet |
Barbosa, Ana Mae |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Mae |
description |
Este texto traz um breve histórico contextualizando a trajetória da Arte que, na escola brasileira, tem oscilado, de modo arbitrário, entre componente curricular obrigatório e não obrigatório. Mostra, fundado em bibliografia especializada, como as Artes desenvolvem a cognição do indivíduo, cognição esta que pode ser aplicada a outras áreas do conhecimento. Conclui que a retirada da Arte como disciplina escolar significa reduzir a possibilidade do desenvolvimento de habilidades importantes para os jovens, relacionadas com o desenvolvimento de sua subjetividade e com a formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: cognição, ensino médio, artes, história da arte. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746 10.34024/olhares.2017.v5.746 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2017.v5.746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/746/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 5 n. 2 (2017): Dossiê Temático "Ensino Médio: temas e dilemas"; 77-89 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463234402451456 |