UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163 |
Resumo: | Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises, que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID. |
id |
UNIFESP-3_dce3eb5358471f96d3546f13e2608008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONALEste estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises, que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16310.34024/olhares.2014.v2.163Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 302-3192317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163/63Barbosa, Rafael CondeAlfonsi, SelmaAndré, Marli Elisa Dalmazo Afonso deBachiegga, Sylviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
spellingShingle |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL Barbosa, Rafael Conde |
title_short |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_full |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_fullStr |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
title_sort |
UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL |
author |
Barbosa, Rafael Conde |
author_facet |
Barbosa, Rafael Conde Alfonsi, Selma André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de Bachiegga, Sylvia |
author_role |
author |
author2 |
Alfonsi, Selma André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de Bachiegga, Sylvia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Rafael Conde Alfonsi, Selma André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de Bachiegga, Sylvia |
description |
Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises, que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163 10.34024/olhares.2014.v2.163 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2014.v2.163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 302-319 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233643282432 |