UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Rafael Conde
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alfonsi, Selma, André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de, Bachiegga, Sylvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163
Resumo: Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises,  que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.
id UNIFESP-3_dce3eb5358471f96d3546f13e2608008
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONALEste estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises,  que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.Universidade Federal de São Paulo2014-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/16310.34024/olhares.2014.v2.163Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 302-3192317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163/63Barbosa, Rafael CondeAlfonsi, SelmaAndré, Marli Elisa Dalmazo Afonso deBachiegga, Sylviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:14:33Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
spellingShingle UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Barbosa, Rafael Conde
title_short UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_full UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_fullStr UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_full_unstemmed UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
title_sort UM MOMENTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO PIBID: A TRANSIÇÃO DE ALUNO A PROFESSOR E A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL
author Barbosa, Rafael Conde
author_facet Barbosa, Rafael Conde
Alfonsi, Selma
André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de
Bachiegga, Sylvia
author_role author
author2 Alfonsi, Selma
André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de
Bachiegga, Sylvia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rafael Conde
Alfonsi, Selma
André, Marli Elisa Dalmazo Afonso de
Bachiegga, Sylvia
description Este estudo visa identificar como discentes participantes do PIBID percebem seu processo de formação, bem como quais concepções e intenções revelam em relação à docência. Foram realizados três grupos de discussão em cidades de SP, RJ e MG. As pesquisas de Marcelo e Vaillant (2011), Placco e Souza (2006) contribuíram para as análises,  que indicaram três eixos: influência na escolha da docência; reflexão sobre a prática do outro – pertença negada com base nas atribuições que são reconhecidas à docência; e a passagem de aluna à professora. Como resultados destacam-se: a influência de alguns professores formadores na permanência dos discentes no curso de licenciatura, e que os cursos de formação inicial devem privilegiar a troca e ressignificação das experiências que os alunos viveram em outros espaços de formação. Palavras-chave: Formação inicial, inserção na docência, PIBID.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163
10.34024/olhares.2014.v2.163
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2014.v2.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/163/63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 1 (2014): Dossiê Temático "Avaliação Educacional e Formação de Professores e Gestores da Escola Pública"; 302-319
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1809463233643282432