FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299 |
Resumo: | Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender. |
id |
UNIABEU-2_1a9d83476ad83bbbc48e0e84228f3ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3299 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBIDEducação; Língua InglesaPibid; Constituição docente; Língua Inglesa.Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de LinguagensEste artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender.UNIABEUTambosi Pisetta, Cleide Beatrizda Silva Fistarol, Caique FernandoBailer, Cyntia2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadasapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 78-932177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299/pdfDireitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T05:18:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3299Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-09-01T05:18:11E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
title |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
spellingShingle |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz Educação; Língua Inglesa Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa. Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens |
title_short |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
title_full |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
title_fullStr |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
title_sort |
FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID |
author |
Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz |
author_facet |
Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz da Silva Fistarol, Caique Fernando Bailer, Cyntia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Fistarol, Caique Fernando Bailer, Cyntia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz da Silva Fistarol, Caique Fernando Bailer, Cyntia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Língua Inglesa Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa. Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens |
topic |
Educação; Língua Inglesa Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa. Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens |
description |
Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 78-93 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841635160064 |