FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva Fistarol, Caique Fernando, Bailer, Cyntia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299
Resumo: Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender.
id UNIABEU-2_1a9d83476ad83bbbc48e0e84228f3ebf
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3299
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBIDEducação; Língua InglesaPibid; Constituição docente; Língua Inglesa.Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de LinguagensEste artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender.UNIABEUTambosi Pisetta, Cleide Beatrizda Silva Fistarol, Caique FernandoBailer, Cyntia2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadasapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 78-932177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299/pdfDireitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T05:18:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3299Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-09-01T05:18:11E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
title FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
spellingShingle FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz
Educação; Língua Inglesa
Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa.
Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens
title_short FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
title_full FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
title_fullStr FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
title_full_unstemmed FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
title_sort FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS EM UM SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DE LINGUAGENS DO PIBID
author Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz
author_facet Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz
da Silva Fistarol, Caique Fernando
Bailer, Cyntia
author_role author
author2 da Silva Fistarol, Caique Fernando
Bailer, Cyntia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambosi Pisetta, Cleide Beatriz
da Silva Fistarol, Caique Fernando
Bailer, Cyntia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Língua Inglesa
Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa.
Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens
topic Educação; Língua Inglesa
Pibid; Constituição docente; Língua Inglesa.
Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens
description Este artigo pretende compreender como ocorre a formação e a constituição docente de licenciandos de um curso de Letras durante processos de ensinar e aprender de um subprojeto interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma universidade do Vale do Itajaí (SC). O projeto possui como disciplina-eixo a língua inglesa para nortear ações interdisciplinares. Este artigo baseia-se na perspectiva dos letramentos acadêmicos; bem como na perspectiva dos saberes pedagógicos, que discorrem sobre o desenvolvimento de identidades em atividades entre escola e universidade. A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas com dois licenciandos participantes do subprojeto desde o seu início. Os resultados favorecem a compreensão acerca dos fatores envolvidos na formação e constituição docente por meio de práticas de letramentos desenvolvidas no subprojeto em parceria com o curso de licenciatura. Também se sugere que as produções escritas e orais dos licenciandos permitam um maior engajamento na função docente. Conclui-se que as atividades engajando Pibid, curso de licenciatura e movimentos desses licenciandos na escola, auxiliam no desenvolvimento de futuros profissionais mais conscientes, reflexivos e pesquisadores de sua prática sobre os processos de ensinar e de aprender.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da geração de questionários e entrevistas semiestruturadas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3299/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 78-93
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841635160064