EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/242 |
Resumo: | Este artigo trata de experiências de formação continuada com professoras da educação infantil, realizadas entre 2009 e 2013, cujo objetivo foi discutir sobre práticas pedagógicas com foco na diversidade étnico-racial para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e também das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004). Foram considerados os eixos da ludicidade e da interação como norteadores do trabalho e as múltiplas linguagens tais como: o faz de conta, as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade, conhecimento de arte e musicalização. Os resultados apontam que as professoras participam com entusiasmo das atividades propostas, concordam com a necessidade de alterar o currículo da educação infantil na perspectiva apresentada, mas em suas ações cotidianas ele/a se sentem inseguras, e apenas na medida em que recebem apoio local ficam encorajadas a desenvolver algum tipo de experiência com o tema. |
id |
UNIFESP-3_e3c8f0c029434e6b75f8e44688ee950b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/242 |
network_acronym_str |
UNIFESP-3 |
network_name_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOSEste artigo trata de experiências de formação continuada com professoras da educação infantil, realizadas entre 2009 e 2013, cujo objetivo foi discutir sobre práticas pedagógicas com foco na diversidade étnico-racial para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e também das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004). Foram considerados os eixos da ludicidade e da interação como norteadores do trabalho e as múltiplas linguagens tais como: o faz de conta, as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade, conhecimento de arte e musicalização. Os resultados apontam que as professoras participam com entusiasmo das atividades propostas, concordam com a necessidade de alterar o currículo da educação infantil na perspectiva apresentada, mas em suas ações cotidianas ele/a se sentem inseguras, e apenas na medida em que recebem apoio local ficam encorajadas a desenvolver algum tipo de experiência com o tema.Universidade Federal de São Paulo2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/24210.34024/olhares.2014.v2.242Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 203-2262317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/242/98Dias, Lucimar R.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T19:15:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/242Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T19:15:27Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS Dias, Lucimar R. |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E SEUS DESAFIOS |
author |
Dias, Lucimar R. |
author_facet |
Dias, Lucimar R. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Lucimar R. |
description |
Este artigo trata de experiências de formação continuada com professoras da educação infantil, realizadas entre 2009 e 2013, cujo objetivo foi discutir sobre práticas pedagógicas com foco na diversidade étnico-racial para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e também das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004). Foram considerados os eixos da ludicidade e da interação como norteadores do trabalho e as múltiplas linguagens tais como: o faz de conta, as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade, conhecimento de arte e musicalização. Os resultados apontam que as professoras participam com entusiasmo das atividades propostas, concordam com a necessidade de alterar o currículo da educação infantil na perspectiva apresentada, mas em suas ações cotidianas ele/a se sentem inseguras, e apenas na medida em que recebem apoio local ficam encorajadas a desenvolver algum tipo de experiência com o tema. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/242 10.34024/olhares.2014.v2.242 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.34024/olhares.2014.v2.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/242/98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 2 n. 2 (2014): Dossiê Temático "Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas" ; 203-226 2317-7853 reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
collection |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com |
_version_ |
1809463233677885440 |