Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schreiber, Dusan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Müller, Guilherme Henrique, Theis, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730
Resumo: The aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.
id UNIFOR-2_1bcebd74dcfed44fee3bbbff8e2e473b
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12730
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Contributions of Digital Technologies to Knowledge ManagementContribuciones de las Tecnologías Digitales para la Gestión del ConocimientoContribuições das Tecnologias Digitais para a Gestão do Conhecimentogestão do conhecimentotecnologias digitaisinstituição de ensino superiorknowledge managementdigital technologieshigher education institutiongestión del conocimientotecnologías digitalesinstitución de enseñanza superiorThe aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.El objetivo de este artículo es analizar las tecnologías digitales utilizadas en el proceso de gestión del conocimiento en el sector de marketing de una institución de enseñanza superior de gran porte del Sur de Brasil. En conjunto, se busca identificar posibles puntos de mejoría en la práctica observada y la propuesta teórica desarrollada en el curso del estudio. Los datos empíricos fueron colectados por medio de entrevistas semiestructuradas y complementados con levantamiento documental y observación participante in loco. Como principales resultados, se enfoca que fue identificado un potencial espacio para capacitación de los profesionales sobre la utilización de las herramientas de la Web 2.0 y herramientas colaborativas, para que tengan mayor provecho de las funcionalidades de las mismas. O objetivo deste artigo é analisar as tecnologias digitais utilizadas no processo de gestão do conhecimento no setor de marketing de uma instituição de ensino superior de grande porte do Sul do Brasil. Juntamente, busca-se identificar possíveis pontos de melhoria na prática observada e a proposta teórica desenvolvida no decorrer do estudo. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e complementados com o levantamento documental e observação participante in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.Universidade de Fortaleza2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1273010.5020/2318-0722.2023.29.e12730Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023)Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730/7118Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchreiber, DusanMüller, Guilherme HenriqueTheis, Vanessa2024-04-10T10:49:00Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12730Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-10T10:49Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
Contribuciones de las Tecnologías Digitales para la Gestión del Conocimiento
Contribuições das Tecnologias Digitais para a Gestão do Conhecimento
title Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
spellingShingle Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
Schreiber, Dusan
gestão do conhecimento
tecnologias digitais
instituição de ensino superior
knowledge management
digital technologies
higher education institution
gestión del conocimiento
tecnologías digitales
institución de enseñanza superior
title_short Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
title_full Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
title_fullStr Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
title_full_unstemmed Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
title_sort Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
author Schreiber, Dusan
author_facet Schreiber, Dusan
Müller, Guilherme Henrique
Theis, Vanessa
author_role author
author2 Müller, Guilherme Henrique
Theis, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schreiber, Dusan
Müller, Guilherme Henrique
Theis, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv gestão do conhecimento
tecnologias digitais
instituição de ensino superior
knowledge management
digital technologies
higher education institution
gestión del conocimiento
tecnologías digitales
institución de enseñanza superior
topic gestão do conhecimento
tecnologias digitais
instituição de ensino superior
knowledge management
digital technologies
higher education institution
gestión del conocimiento
tecnologías digitales
institución de enseñanza superior
description The aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730
10.5020/2318-0722.2023.29.e12730
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2023.29.e12730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730/7118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023)
Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1800217278205132800