Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730 |
Resumo: | The aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas. |
id |
UNIFOR-2_1bcebd74dcfed44fee3bbbff8e2e473b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12730 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge ManagementContribuciones de las Tecnologías Digitales para la Gestión del ConocimientoContribuições das Tecnologias Digitais para a Gestão do Conhecimentogestão do conhecimentotecnologias digitaisinstituição de ensino superiorknowledge managementdigital technologieshigher education institutiongestión del conocimientotecnologías digitalesinstitución de enseñanza superiorThe aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.El objetivo de este artículo es analizar las tecnologías digitales utilizadas en el proceso de gestión del conocimiento en el sector de marketing de una institución de enseñanza superior de gran porte del Sur de Brasil. En conjunto, se busca identificar posibles puntos de mejoría en la práctica observada y la propuesta teórica desarrollada en el curso del estudio. Los datos empíricos fueron colectados por medio de entrevistas semiestructuradas y complementados con levantamiento documental y observación participante in loco. Como principales resultados, se enfoca que fue identificado un potencial espacio para capacitación de los profesionales sobre la utilización de las herramientas de la Web 2.0 y herramientas colaborativas, para que tengan mayor provecho de las funcionalidades de las mismas. O objetivo deste artigo é analisar as tecnologias digitais utilizadas no processo de gestão do conhecimento no setor de marketing de uma instituição de ensino superior de grande porte do Sul do Brasil. Juntamente, busca-se identificar possíveis pontos de melhoria na prática observada e a proposta teórica desenvolvida no decorrer do estudo. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e complementados com o levantamento documental e observação participante in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas.Universidade de Fortaleza2023-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1273010.5020/2318-0722.2023.29.e12730Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023)Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730/7118Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchreiber, DusanMüller, Guilherme HenriqueTheis, Vanessa2024-04-10T10:49:00Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12730Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-10T10:49Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management Contribuciones de las Tecnologías Digitales para la Gestión del Conocimiento Contribuições das Tecnologias Digitais para a Gestão do Conhecimento |
title |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
spellingShingle |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management Schreiber, Dusan gestão do conhecimento tecnologias digitais instituição de ensino superior knowledge management digital technologies higher education institution gestión del conocimiento tecnologías digitales institución de enseñanza superior |
title_short |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
title_full |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
title_fullStr |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
title_full_unstemmed |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
title_sort |
Contributions of Digital Technologies to Knowledge Management |
author |
Schreiber, Dusan |
author_facet |
Schreiber, Dusan Müller, Guilherme Henrique Theis, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Müller, Guilherme Henrique Theis, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schreiber, Dusan Müller, Guilherme Henrique Theis, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão do conhecimento tecnologias digitais instituição de ensino superior knowledge management digital technologies higher education institution gestión del conocimiento tecnologías digitales institución de enseñanza superior |
topic |
gestão do conhecimento tecnologias digitais instituição de ensino superior knowledge management digital technologies higher education institution gestión del conocimiento tecnologías digitales institución de enseñanza superior |
description |
The aim of this article is to analyze the digital technologies used in the knowledge management process in the marketing sector of a large higher education institution in southern Brazil. Together, we seek to identify possible improvement points in the observed practice and the theoretical proposal developed during the study. Empirical data were collected through semi-structured interviews and complemented with a documental survey and participant observation in loco. Como principais resultados, destaca-se que foi identificado um espaço potencial para capacitação dos profissionais sobre a utilização das ferramentas da Web 2.0 e ferramentas colaborativas, a fim de obterem maior proveito das funcionalidades das mesmas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730 10.5020/2318-0722.2023.29.e12730 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2023.29.e12730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12730/7118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023) Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1800217278205132800 |