Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737 |
Resumo: | Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros. |
id |
UNIFOR-2_456c76de8f3acf8e30d36ee6f3a1fbec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8737 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três DicotomiasEconomia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico.Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros.Universidade de Fortaleza2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e873710.5020/2318-0722.2020.26.1.8737Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Francis Marcean ResendeGosling, Marlusa de Sevilha2020-10-02T12:14:04Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8737Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-10-02T12:14:04Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
title |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
spellingShingle |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias Barros, Francis Marcean Resende Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico. |
title_short |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
title_full |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
title_fullStr |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
title_full_unstemmed |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
title_sort |
Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias |
author |
Barros, Francis Marcean Resende |
author_facet |
Barros, Francis Marcean Resende Gosling, Marlusa de Sevilha |
author_role |
author |
author2 |
Gosling, Marlusa de Sevilha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Francis Marcean Resende Gosling, Marlusa de Sevilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico. |
topic |
Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico. |
description |
Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8737 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2020.26.1.8737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165808400105472 |