Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Francis Marcean Resende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gosling, Marlusa de Sevilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737
Resumo: Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros.
id UNIFOR-2_456c76de8f3acf8e30d36ee6f3a1fbec
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8737
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três DicotomiasEconomia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico.Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros.Universidade de Fortaleza2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e873710.5020/2318-0722.2020.26.1.8737Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Francis Marcean ResendeGosling, Marlusa de Sevilha2020-10-02T12:14:04Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8737Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-10-02T12:14:04Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
title Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
spellingShingle Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
Barros, Francis Marcean Resende
Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico.
title_short Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
title_full Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
title_fullStr Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
title_full_unstemmed Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
title_sort Análise de Pesquisas em Economia Compartilhada no Turismo sob a Ótica do Modelo das Três Dicotomias
author Barros, Francis Marcean Resende
author_facet Barros, Francis Marcean Resende
Gosling, Marlusa de Sevilha
author_role author
author2 Gosling, Marlusa de Sevilha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Francis Marcean Resende
Gosling, Marlusa de Sevilha
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico.
topic Economia compartilhada. Modelo das Três Dicotomias. Estudo bibliográfico.
description Os mercados de atividade entre pares estão em crescimento nos serviços de turismo e viagens. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma abordagem de pesquisa para estudos futuros que possuam a economia compartilhada como objeto de investigação no contexto do turismo. Realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos publicados nos periódicos Tourism Management, Journal of Travel Research e Annals of Tourism Research, classificando-se cada artigo de acordo com o modelo das três dicotomias proposto por Hunt (2010) por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados métricos mostram que a economia compartilhada é tratada como fenômeno lucrativo (88%), micro (65%) e positivo (82%). Além disso, o estudo apresenta os cinco principais clusters de temas: a) reputação, b) comportamento, c) autenticidade, d) confiança e e) valor. O estudo contribui com pesquisadores, tornando mais clara a compreensão do atual estado da arte em periódicos relevantes e sugerindo uma agenda de pesquisa para direcionar estudos futuros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737
10.5020/2318-0722.2020.26.1.8737
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8737/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808400105472