Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grangeiro, Rebeca da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Militão, Maria Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506
Resumo: O presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero.
id UNIFOR-2_48886d6a3ed62459fbf5b0fc467921ff
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/9506
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafiosMulheres em cargos de gestão universitáriaO presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero.Universidade de Fortaleza2021-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e950610.5020/2318-0722.2020.26.3.9506Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506/pdfCopyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrangeiro, Rebeca da RochaMilitão, Maria Luciana2021-03-01T13:57:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9506Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2021-03-01T13:57:06Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
title Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
spellingShingle Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
Grangeiro, Rebeca da Rocha
Mulheres em cargos de gestão universitária
title_short Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
title_full Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
title_fullStr Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
title_full_unstemmed Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
title_sort Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
author Grangeiro, Rebeca da Rocha
author_facet Grangeiro, Rebeca da Rocha
Militão, Maria Luciana
author_role author
author2 Militão, Maria Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grangeiro, Rebeca da Rocha
Militão, Maria Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres em cargos de gestão universitária
topic Mulheres em cargos de gestão universitária
description O presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506
10.5020/2318-0722.2020.26.3.9506
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808426319872