Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafios
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506 |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero. |
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Mulheres na Gestão Universitária: trajetória profissional, vivências e desafiosMulheres em cargos de gestão universitáriaO presente estudo buscou analisar a inserção da mulher em cargos de chefia em uma Instituição Federal de Ensino Superior e os desafios vivenciados inerentes ao cargo exercido. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como estratégia de coleta de dados. As participantes da pesquisa foram treze servidoras em cargos de direção, sendo oito docentes e cinco técnicas administrativas. Verificou-se na instituição que apesar do equilíbrio entre os percentuais de servidores homens e mulheres, não se observa paridade nos cargos de direção, sobretudo nos níveis mais altos. Notou-se que a ascensão das respondentes aos cargos de direção está vinculada à experiência, à atuação e à própria formação das entrevistadas. Foi possível identificar sobrecarga de trabalho decorrente do cargo de chefia em exercício, que se potencializa com a utilização de recursos tecnológicos para fins de trabalho em momentos de lazer, o que gerou em alguns casos problemas de saúde e conflitos familiares. As mulheres entrevistadas se dividiram equitativamente quanto a fato de perceber atitudes discriminatórias na referida universidade, porém foi possível observar que mesmo aquelas que negam haver discriminação relatam fatos vivenciados na instituição que se caracterizam como atitudes discriminatórias de gênero.Universidade de Fortaleza2021-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e950610.5020/2318-0722.2020.26.3.9506Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 3 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e9506/pdfCopyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrangeiro, Rebeca da RochaMilitão, Maria Luciana2021-03-01T13:57:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9506Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2021-03-01T13:57:06Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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