O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel das redes e da capacidade de conversão de conhecimento no desenvolvimento de spin-offs acadêmicas. A pesquisa de campo processou-se por entrevistas detalhadas, realizadas com cinco gestores e sócios de diferentes spin-offs na área de biotecnologia, sendo orientadas por um roteiro semiestruturado. Utilizou-se também a técnica de análise de conteúdo para análise das entrevistas. Considerando os resultados dessa pesquisa, foi possível perceber que as redes das spin-offs fomentam a formação de parcerias, as quais viabilizam a construção de know-how, e, consequentemente, o aprendizado e a capacidade de conversão de conhecimento, o que leva ao desenvolvimento das instituições estudadas. |
id |
UNIFOR-2_5cd6ff092c57091140f9866509518f40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/11811 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs AcadêmicasSpin-offs acadêmicasRedes de cooperaçãoCapacidade de conversão de conhecimentoTransferência de tecnologiaEmpreendedorismo acadêmicoTransferência de TecnologiaA presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel das redes e da capacidade de conversão de conhecimento no desenvolvimento de spin-offs acadêmicas. A pesquisa de campo processou-se por entrevistas detalhadas, realizadas com cinco gestores e sócios de diferentes spin-offs na área de biotecnologia, sendo orientadas por um roteiro semiestruturado. Utilizou-se também a técnica de análise de conteúdo para análise das entrevistas. Considerando os resultados dessa pesquisa, foi possível perceber que as redes das spin-offs fomentam a formação de parcerias, as quais viabilizam a construção de know-how, e, consequentemente, o aprendizado e a capacidade de conversão de conhecimento, o que leva ao desenvolvimento das instituições estudadas.Universidade de Fortaleza2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1181110.5020/2318-0722.2021.27.3.11811Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811/6757Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBuarque, BrennoDos Santos, Ana Cristina BatistaLucena, Naiderson Ferreira deMagalhães, Rafaela CajadoMachado, Herus Orsano2022-01-28T14:11:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/11811Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2022-01-28T14:11:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
title |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
spellingShingle |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas Buarque, Brenno Spin-offs acadêmicas Redes de cooperação Capacidade de conversão de conhecimento Transferência de tecnologia Empreendedorismo acadêmico Transferência de Tecnologia |
title_short |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
title_full |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
title_fullStr |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
title_full_unstemmed |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
title_sort |
O Papel das Redes e da Capacidade de Conversão de Conhecimento no Desenvolvimento de Spin-Offs Acadêmicas |
author |
Buarque, Brenno |
author_facet |
Buarque, Brenno Dos Santos, Ana Cristina Batista Lucena, Naiderson Ferreira de Magalhães, Rafaela Cajado Machado, Herus Orsano |
author_role |
author |
author2 |
Dos Santos, Ana Cristina Batista Lucena, Naiderson Ferreira de Magalhães, Rafaela Cajado Machado, Herus Orsano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buarque, Brenno Dos Santos, Ana Cristina Batista Lucena, Naiderson Ferreira de Magalhães, Rafaela Cajado Machado, Herus Orsano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Spin-offs acadêmicas Redes de cooperação Capacidade de conversão de conhecimento Transferência de tecnologia Empreendedorismo acadêmico Transferência de Tecnologia |
topic |
Spin-offs acadêmicas Redes de cooperação Capacidade de conversão de conhecimento Transferência de tecnologia Empreendedorismo acadêmico Transferência de Tecnologia |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel das redes e da capacidade de conversão de conhecimento no desenvolvimento de spin-offs acadêmicas. A pesquisa de campo processou-se por entrevistas detalhadas, realizadas com cinco gestores e sócios de diferentes spin-offs na área de biotecnologia, sendo orientadas por um roteiro semiestruturado. Utilizou-se também a técnica de análise de conteúdo para análise das entrevistas. Considerando os resultados dessa pesquisa, foi possível perceber que as redes das spin-offs fomentam a formação de parcerias, as quais viabilizam a construção de know-how, e, consequentemente, o aprendizado e a capacidade de conversão de conhecimento, o que leva ao desenvolvimento das instituições estudadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811 10.5020/2318-0722.2021.27.3.11811 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2021.27.3.11811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/11811/6757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 3 (2021) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165805985234944 |