Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassigny, Mônica Mota
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bugarim, Maria Clara Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4775
Resumo: Iniciamos este número com o artigo dos autores que realizam um estudo de caso em uma empresa pública federal, objetivando investigar a percepção dos servidores públicos federais sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Com a aplicação de questionário baseado no modelo teórico de Walton e análise estatística fatorial a pesquisa resultou em satisfação nas dimensões integração, constitucionalismo, trabalho e relevância. Também resultou em insatisfação nas variáveis compensação, oportunidade imediata e futura e, um equilíbrio na dimensão condições de segurança e saúde com destaque positivo na variável jornada de trabalho. Já os exames periódicos obtiveram maior percentual de satisfação. No segundo artigo, os autores analisam bibliometricamente a produção científica sobre tomada de decisão no meio organizacional nos anais do EnAMPAD de 2004 a 2009 em busca de citações da produção científica e suas variáveis correlacionadas. Os resultados mostraram um aumento significativo da produção científica sobre tomada de decisão, evidenciando a preferência dos autores por esta fonte de pesquisa. Um estudo empírico no Lojão do Brás é o tema central do terceiro artigo. Os autores buscam entender como ocorre a transferência de conhecimento em uma empresa familiar do segmento de varejo de vestuário. A observação não-participativa resultou que a empresa possui um ambiente receptivo para o compartilhamento de conhecimento. A proposta do artigo quarto envolve a análise das dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local de tecnologia da informação de Fortaleza, CE com enfoque nas direções para fortalecimento do setor a partir da modelagem de sistemas. Com o objetivo de estudar as variáveis envolvidas nessa dinâmica os autores realizaram procedimentos de simulação do setor por meio do software (STELLA) os quais resultaram na importância de uma governança local que viabilize a dinâmica econômica dos arranjos produtivos locais. O quinto artigo aborda as principais contribuições das políticas públicas para inovação como o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME) e o Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Minas Gerais. Este estudo objetiva apresentar as principais contribuições destes programas para a promoção e fortalecimento de EBTs, a partir da experiência de Minas Gerais. Os autores apontam algumas necessidades de melhorias, como maior flexibilização da forma de gasto dos recursos, melhor alinhamento entre os programas e o direcionamento dos recursos públicos. No artigo sexto as autoras, verificam se existe aderência do modelo IBASE de Balanço Social à norma brasileira de contabilidade voltada para as informações de natureza sociambiental. Com enfoque nas maiores empresas de capital aberto, baseadas no valor de mercado que publicam seus Balanços Sociais no modelo IBASE, a pesquisa confirmou a aderência às orientações dadas pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade Federal (CFC) nº 1.003/04 para a divulgação das informações socioambientais, embora apresente um nível de aderência maior relacionado às informações sociais. Os desafios da responsabilidade social empresarial na gestão de pessoas é o tema do artigo sétimo em que os autores analisam a partir da saúde no trabalho. Com base em discussões teóricas sobre a relevância de políticas de gestão de pessoas que adote princípios norteadores de responsabilidade social empresarial os autores enfocam promoção e proteção da Segurança e Saúde do Trabalhador em ações conjuntas entre trabalhadores e organização. No artigo oitavo, os autores abordam qualitativamente a relação entre o construto do eu estendido e o comportamento do consumidor homosexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Os resultados mostraram que o perfil do homosexual, os valores fundamentais em volvem status, percepção de exclusividade e de participação em determinados grupos, embora não exista uma unanimidade sobre como o vestuário de luxo contribui para a construção do eu estendido. Um estudo de caso na cidade de Maringá cujo objetivo é verificar o treinamento de pessoal em duas organizações de pequeno porte é a proposta do artigo nono. Esta investigação resultou de um estudo de caso e se utilizou a entrevista semi-estruturada, constatando que as duas Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 425-910, jul./dez. 2012 435 organizações não atendem as prerrogativas referentes ao treinamento de pessoas. Os autores do décimo artigo enfocam o uso do método de Análise Envoltória de Dados (DEA) na avaliação de desempenho de organizações e atividades por meio de medidas de eficiência técnica. A fim de analisar a eficiência de desempenho de alunos cotistas e não cotistas do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se utilizou das unidades de tomada de decisão (DMU). Os resultados apontaram seis DMUs como as mais eficientes, sendo dois alunos oriundos do sistema universal, dois pelo paes e 02 afrodescendentes carentes. No décimo primeiro artigo, os autores se propõem averiguar a implementação da estratégia como um conjunto de questões que carecem de pesquisa. Com o direcionamento teórico o objetivo deste estudo foi identificar lacunas do tema implementação da estratégia. Por meio de uma pesquisa exploratória, enfocando a implementação de novas estratégias e abordagem dos recursos. Um estudo de caso exploratório com consumidores brasileiros para avaliar o Marketing Relacionado a Causas (MRC) é a proposta do décimo segundo artigo. Os autores apresentam como resultados, consumidores receptivos a atividades de MRC, embora susceptíveis a rejeitá-las como percebam intenções ou ações escusas por parte das empresas que as praticam. Os autores do artigo décimo terceiro realizam um estudo das novas tecnologias a serviço da hotelara de Fortaleza-CE, objetivando investigar a absorção das novas tecnologias pelo mercado hoteleiro e as formas de disponibilização para os clientes. Os resultados sinalizam que a maior parte dos hotéis de Fortaleza adota as modernas tecnologias nos mais variados setores. A identidade regional no cluster comercial da Rua Oscar Freire é o tema do décimo quarto artigo. Os autores objetivam verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire em que as dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Os resultados mostram a existência de identidade regional nesse 436 Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 425-910, jul./dez. 2012 aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva. A comercialização de créditos de carbono no Brasil desponta como uma oportunidade de inovação nos negócios para o Brasil, como definem os autores do penúltimo artigo. Os resultados apontam que as melhores oportunidades de comercialização de créditos de carbono no Brasil estão associadas à produção de energias renováveis. O artigo décimo sexto finaliza esta edição com uma análise das publicações sobre competitividade, verificando as principais áreas relacionadas à Administração que estão sendo estudadas juntamente com a competitividade. Os autores fazem uso do banco de dados do sistema Web of Science e dos “hot topics” das áreas associadas à Administração quando combinados com o tópico competitividade. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). Os resultados mostram crescimento no número de publicações no período de 2000 a 2011, sendo a maioria nos Estados Unidos. Dentre os 20 tópicos combinados com competitividade, os que se classificaram como “hot topics” foram: Management; Technology, Business, Innovation, Information, Economic Development, Productivity, Production Process, Business Performance e Supply Chain.
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Os resultados mostraram um aumento significativo da produção científica sobre tomada de decisão, evidenciando a preferência dos autores por esta fonte de pesquisa. Um estudo empírico no Lojão do Brás é o tema central do terceiro artigo. Os autores buscam entender como ocorre a transferência de conhecimento em uma empresa familiar do segmento de varejo de vestuário. A observação não-participativa resultou que a empresa possui um ambiente receptivo para o compartilhamento de conhecimento. A proposta do artigo quarto envolve a análise das dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local de tecnologia da informação de Fortaleza, CE com enfoque nas direções para fortalecimento do setor a partir da modelagem de sistemas. Com o objetivo de estudar as variáveis envolvidas nessa dinâmica os autores realizaram procedimentos de simulação do setor por meio do software (STELLA) os quais resultaram na importância de uma governança local que viabilize a dinâmica econômica dos arranjos produtivos locais. O quinto artigo aborda as principais contribuições das políticas públicas para inovação como o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME) e o Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Minas Gerais. Este estudo objetiva apresentar as principais contribuições destes programas para a promoção e fortalecimento de EBTs, a partir da experiência de Minas Gerais. Os autores apontam algumas necessidades de melhorias, como maior flexibilização da forma de gasto dos recursos, melhor alinhamento entre os programas e o direcionamento dos recursos públicos. No artigo sexto as autoras, verificam se existe aderência do modelo IBASE de Balanço Social à norma brasileira de contabilidade voltada para as informações de natureza sociambiental. Com enfoque nas maiores empresas de capital aberto, baseadas no valor de mercado que publicam seus Balanços Sociais no modelo IBASE, a pesquisa confirmou a aderência às orientações dadas pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade Federal (CFC) nº 1.003/04 para a divulgação das informações socioambientais, embora apresente um nível de aderência maior relacionado às informações sociais. Os desafios da responsabilidade social empresarial na gestão de pessoas é o tema do artigo sétimo em que os autores analisam a partir da saúde no trabalho. Com base em discussões teóricas sobre a relevância de políticas de gestão de pessoas que adote princípios norteadores de responsabilidade social empresarial os autores enfocam promoção e proteção da Segurança e Saúde do Trabalhador em ações conjuntas entre trabalhadores e organização. No artigo oitavo, os autores abordam qualitativamente a relação entre o construto do eu estendido e o comportamento do consumidor homosexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Os resultados mostraram que o perfil do homosexual, os valores fundamentais em volvem status, percepção de exclusividade e de participação em determinados grupos, embora não exista uma unanimidade sobre como o vestuário de luxo contribui para a construção do eu estendido. Um estudo de caso na cidade de Maringá cujo objetivo é verificar o treinamento de pessoal em duas organizações de pequeno porte é a proposta do artigo nono. 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Com o direcionamento teórico o objetivo deste estudo foi identificar lacunas do tema implementação da estratégia. Por meio de uma pesquisa exploratória, enfocando a implementação de novas estratégias e abordagem dos recursos. Um estudo de caso exploratório com consumidores brasileiros para avaliar o Marketing Relacionado a Causas (MRC) é a proposta do décimo segundo artigo. Os autores apresentam como resultados, consumidores receptivos a atividades de MRC, embora susceptíveis a rejeitá-las como percebam intenções ou ações escusas por parte das empresas que as praticam. Os autores do artigo décimo terceiro realizam um estudo das novas tecnologias a serviço da hotelara de Fortaleza-CE, objetivando investigar a absorção das novas tecnologias pelo mercado hoteleiro e as formas de disponibilização para os clientes. Os resultados sinalizam que a maior parte dos hotéis de Fortaleza adota as modernas tecnologias nos mais variados setores. 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O artigo décimo sexto finaliza esta edição com uma análise das publicações sobre competitividade, verificando as principais áreas relacionadas à Administração que estão sendo estudadas juntamente com a competitividade. Os autores fazem uso do banco de dados do sistema Web of Science e dos “hot topics” das áreas associadas à Administração quando combinados com o tópico competitividade. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). Os resultados mostram crescimento no número de publicações no período de 2000 a 2011, sendo a maioria nos Estados Unidos. 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Os resultados mostraram um aumento significativo da produção científica sobre tomada de decisão, evidenciando a preferência dos autores por esta fonte de pesquisa. Um estudo empírico no Lojão do Brás é o tema central do terceiro artigo. Os autores buscam entender como ocorre a transferência de conhecimento em uma empresa familiar do segmento de varejo de vestuário. A observação não-participativa resultou que a empresa possui um ambiente receptivo para o compartilhamento de conhecimento. A proposta do artigo quarto envolve a análise das dinâmicas de desenvolvimento do arranjo produtivo local de tecnologia da informação de Fortaleza, CE com enfoque nas direções para fortalecimento do setor a partir da modelagem de sistemas. Com o objetivo de estudar as variáveis envolvidas nessa dinâmica os autores realizaram procedimentos de simulação do setor por meio do software (STELLA) os quais resultaram na importância de uma governança local que viabilize a dinâmica econômica dos arranjos produtivos locais. O quinto artigo aborda as principais contribuições das políticas públicas para inovação como o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME) e o Programa de Incentivo à Inovação (PII) de Minas Gerais. Este estudo objetiva apresentar as principais contribuições destes programas para a promoção e fortalecimento de EBTs, a partir da experiência de Minas Gerais. Os autores apontam algumas necessidades de melhorias, como maior flexibilização da forma de gasto dos recursos, melhor alinhamento entre os programas e o direcionamento dos recursos públicos. No artigo sexto as autoras, verificam se existe aderência do modelo IBASE de Balanço Social à norma brasileira de contabilidade voltada para as informações de natureza sociambiental. Com enfoque nas maiores empresas de capital aberto, baseadas no valor de mercado que publicam seus Balanços Sociais no modelo IBASE, a pesquisa confirmou a aderência às orientações dadas pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade Federal (CFC) nº 1.003/04 para a divulgação das informações socioambientais, embora apresente um nível de aderência maior relacionado às informações sociais. Os desafios da responsabilidade social empresarial na gestão de pessoas é o tema do artigo sétimo em que os autores analisam a partir da saúde no trabalho. Com base em discussões teóricas sobre a relevância de políticas de gestão de pessoas que adote princípios norteadores de responsabilidade social empresarial os autores enfocam promoção e proteção da Segurança e Saúde do Trabalhador em ações conjuntas entre trabalhadores e organização. No artigo oitavo, os autores abordam qualitativamente a relação entre o construto do eu estendido e o comportamento do consumidor homosexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Os resultados mostraram que o perfil do homosexual, os valores fundamentais em volvem status, percepção de exclusividade e de participação em determinados grupos, embora não exista uma unanimidade sobre como o vestuário de luxo contribui para a construção do eu estendido. Um estudo de caso na cidade de Maringá cujo objetivo é verificar o treinamento de pessoal em duas organizações de pequeno porte é a proposta do artigo nono. Esta investigação resultou de um estudo de caso e se utilizou a entrevista semi-estruturada, constatando que as duas Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 425-910, jul./dez. 2012 435 organizações não atendem as prerrogativas referentes ao treinamento de pessoas. Os autores do décimo artigo enfocam o uso do método de Análise Envoltória de Dados (DEA) na avaliação de desempenho de organizações e atividades por meio de medidas de eficiência técnica. A fim de analisar a eficiência de desempenho de alunos cotistas e não cotistas do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se utilizou das unidades de tomada de decisão (DMU). Os resultados apontaram seis DMUs como as mais eficientes, sendo dois alunos oriundos do sistema universal, dois pelo paes e 02 afrodescendentes carentes. No décimo primeiro artigo, os autores se propõem averiguar a implementação da estratégia como um conjunto de questões que carecem de pesquisa. Com o direcionamento teórico o objetivo deste estudo foi identificar lacunas do tema implementação da estratégia. Por meio de uma pesquisa exploratória, enfocando a implementação de novas estratégias e abordagem dos recursos. Um estudo de caso exploratório com consumidores brasileiros para avaliar o Marketing Relacionado a Causas (MRC) é a proposta do décimo segundo artigo. Os autores apresentam como resultados, consumidores receptivos a atividades de MRC, embora susceptíveis a rejeitá-las como percebam intenções ou ações escusas por parte das empresas que as praticam. Os autores do artigo décimo terceiro realizam um estudo das novas tecnologias a serviço da hotelara de Fortaleza-CE, objetivando investigar a absorção das novas tecnologias pelo mercado hoteleiro e as formas de disponibilização para os clientes. Os resultados sinalizam que a maior parte dos hotéis de Fortaleza adota as modernas tecnologias nos mais variados setores. A identidade regional no cluster comercial da Rua Oscar Freire é o tema do décimo quarto artigo. Os autores objetivam verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire em que as dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Os resultados mostram a existência de identidade regional nesse 436 Rev. Ciênc. Admin., Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 425-910, jul./dez. 2012 aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva. A comercialização de créditos de carbono no Brasil desponta como uma oportunidade de inovação nos negócios para o Brasil, como definem os autores do penúltimo artigo. Os resultados apontam que as melhores oportunidades de comercialização de créditos de carbono no Brasil estão associadas à produção de energias renováveis. O artigo décimo sexto finaliza esta edição com uma análise das publicações sobre competitividade, verificando as principais áreas relacionadas à Administração que estão sendo estudadas juntamente com a competitividade. Os autores fazem uso do banco de dados do sistema Web of Science e dos “hot topics” das áreas associadas à Administração quando combinados com o tópico competitividade. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). Os resultados mostram crescimento no número de publicações no período de 2000 a 2011, sendo a maioria nos Estados Unidos. Dentre os 20 tópicos combinados com competitividade, os que se classificaram como “hot topics” foram: Management; Technology, Business, Innovation, Information, Economic Development, Productivity, Production Process, Business Performance e Supply Chain.
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