O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Simone Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Jane Mendes, Gimenez, Fernando Antônio Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/317
Resumo: O ensino de empreendedorismo parece ser uma tendência, pois tem se difundido rapidamente nas graduações em administração (FERREIRA e RAMOS, 2004). Porém, muitos pesquisadores (VESPER, 1987; GIBB, 1993 e 1996; GUIMARÃES, 2003; FERREIRA e MATTOS, 2003) apontam que tal ensino carece de delimitação metodológica, ferramental adequado e monitoração de resultados. O objetivo deste artigo é apontar a utilidade do estudo de caso como ferramenta para o aprendizado sobre empreendedorismo. Para tanto, é descrito o histórico de uma empresa familiar paranaense e são elaboradas sugestões de discussões teóricas possíveis a partir deste estudo de caso. É demonstrada a possibilidade de associar à história deste empreendimento teorias embasadas na escola dos atributos pessoais, na escola empreendedora de estratégia e aos dados provenientes do relatório GEM. A conclusão esboçada sugere o ensino do empreendedorismo por metodologias que integrem o ser e o fazer, buscando a formação de agentes capazes de promover o desenvolvimento econômico e social do país.
id UNIFOR-2_d24ba262cc8cb011d76c0fb497d18857
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/317
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismoO ensino de empreendedorismo parece ser uma tendência, pois tem se difundido rapidamente nas graduações em administração (FERREIRA e RAMOS, 2004). Porém, muitos pesquisadores (VESPER, 1987; GIBB, 1993 e 1996; GUIMARÃES, 2003; FERREIRA e MATTOS, 2003) apontam que tal ensino carece de delimitação metodológica, ferramental adequado e monitoração de resultados. O objetivo deste artigo é apontar a utilidade do estudo de caso como ferramenta para o aprendizado sobre empreendedorismo. Para tanto, é descrito o histórico de uma empresa familiar paranaense e são elaboradas sugestões de discussões teóricas possíveis a partir deste estudo de caso. É demonstrada a possibilidade de associar à história deste empreendimento teorias embasadas na escola dos atributos pessoais, na escola empreendedora de estratégia e aos dados provenientes do relatório GEM. A conclusão esboçada sugere o ensino do empreendedorismo por metodologias que integrem o ser e o fazer, buscando a formação de agentes capazes de promover o desenvolvimento econômico e social do país.Universidade de Fortaleza2009-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/31710.5020/2318-0722.11.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/317/pdfRamos, Simone CristinaFerreira, Jane MendesGimenez, Fernando Antônio Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T22:46:55Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/317Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T22:46:55Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
title O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
spellingShingle O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
Ramos, Simone Cristina
title_short O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
title_full O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
title_fullStr O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
title_full_unstemmed O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
title_sort O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo
author Ramos, Simone Cristina
author_facet Ramos, Simone Cristina
Ferreira, Jane Mendes
Gimenez, Fernando Antônio Prado
author_role author
author2 Ferreira, Jane Mendes
Gimenez, Fernando Antônio Prado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Simone Cristina
Ferreira, Jane Mendes
Gimenez, Fernando Antônio Prado
description O ensino de empreendedorismo parece ser uma tendência, pois tem se difundido rapidamente nas graduações em administração (FERREIRA e RAMOS, 2004). Porém, muitos pesquisadores (VESPER, 1987; GIBB, 1993 e 1996; GUIMARÃES, 2003; FERREIRA e MATTOS, 2003) apontam que tal ensino carece de delimitação metodológica, ferramental adequado e monitoração de resultados. O objetivo deste artigo é apontar a utilidade do estudo de caso como ferramenta para o aprendizado sobre empreendedorismo. Para tanto, é descrito o histórico de uma empresa familiar paranaense e são elaboradas sugestões de discussões teóricas possíveis a partir deste estudo de caso. É demonstrada a possibilidade de associar à história deste empreendimento teorias embasadas na escola dos atributos pessoais, na escola empreendedora de estratégia e aos dados provenientes do relatório GEM. A conclusão esboçada sugere o ensino do empreendedorismo por metodologias que integrem o ser e o fazer, buscando a formação de agentes capazes de promover o desenvolvimento econômico e social do país.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/317
10.5020/2318-0722.11.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/317
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.11.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/317/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 11 n. 2 (2005)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806440316928