A exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on-line: o caso do jogo miss bimbo. Doi: 0.5020/2317-2150.2011.v16n1p311

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Noemi de Freitas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Rosane Leal da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/2156
Resumo: Este trabalho discute a proteção legal a crianças e adolescentes que ficam expostos à publicidade on line divulgada nos sites de jogos virtuais. Essa publicidade assume o formato subliminar, que a torna de difícil identificação, pois sua associação a jogos virtuais configura a espécie de marketing publicitário denominado advergame, uma mistura de publicidade e entretenimento, que rapidamente penetra no inconsciente do consumidor. Desse novo cenário emerge a necessidade de proteger o público infanto-juvenil das inúmeras investidas do marketing infantil, o que tem sido feito na União Europeia, experiência que pode servir de exemplo ao Brasil. Posta dessa forma a problemática, emprega-se o método de pesquisa monográfico, a partir do qual é selecionado o site do Jogo virtual Miss Bimbo, no qual é aplicada a técnica de observação direta, sistemática e não participativa, o que permitiu reunir exemplos concretos de exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on line, corroborando a necessidade de ampliar, no Brasil, a proteção aos consumidores menores de idade que atuam no ciberespaço.
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