A exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on-line: o caso do jogo miss bimbo. Doi: 0.5020/2317-2150.2011.v16n1p311
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pensar (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/2156 |
Resumo: | Este trabalho discute a proteção legal a crianças e adolescentes que ficam expostos à publicidade on line divulgada nos sites de jogos virtuais. Essa publicidade assume o formato subliminar, que a torna de difícil identificação, pois sua associação a jogos virtuais configura a espécie de marketing publicitário denominado advergame, uma mistura de publicidade e entretenimento, que rapidamente penetra no inconsciente do consumidor. Desse novo cenário emerge a necessidade de proteger o público infanto-juvenil das inúmeras investidas do marketing infantil, o que tem sido feito na União Europeia, experiência que pode servir de exemplo ao Brasil. Posta dessa forma a problemática, emprega-se o método de pesquisa monográfico, a partir do qual é selecionado o site do Jogo virtual Miss Bimbo, no qual é aplicada a técnica de observação direta, sistemática e não participativa, o que permitiu reunir exemplos concretos de exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on line, corroborando a necessidade de ampliar, no Brasil, a proteção aos consumidores menores de idade que atuam no ciberespaço. |
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A exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on-line: o caso do jogo miss bimbo. Doi: 0.5020/2317-2150.2011.v16n1p311Criança e adolescente. Novas tecnologias. Publicidade. Jogos on line. Advergames.Este trabalho discute a proteção legal a crianças e adolescentes que ficam expostos à publicidade on line divulgada nos sites de jogos virtuais. Essa publicidade assume o formato subliminar, que a torna de difícil identificação, pois sua associação a jogos virtuais configura a espécie de marketing publicitário denominado advergame, uma mistura de publicidade e entretenimento, que rapidamente penetra no inconsciente do consumidor. Desse novo cenário emerge a necessidade de proteger o público infanto-juvenil das inúmeras investidas do marketing infantil, o que tem sido feito na União Europeia, experiência que pode servir de exemplo ao Brasil. Posta dessa forma a problemática, emprega-se o método de pesquisa monográfico, a partir do qual é selecionado o site do Jogo virtual Miss Bimbo, no qual é aplicada a técnica de observação direta, sistemática e não participativa, o que permitiu reunir exemplos concretos de exposição do público infanto-juvenil à publicidade subliminar on line, corroborando a necessidade de ampliar, no Brasil, a proteção aos consumidores menores de idade que atuam no ciberespaço.Universidade de Fortaleza2012-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/215610.5020/23172150.2012.311-331Journal of Legal Sciences; Vol. 16 No. 1 (2011); 311-331Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 16 Núm. 1 (2011); 311-331Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 16 n. 1 (2011); 311-3312317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/2156/1757Santos, Noemi de FreitasSilva, Rosane Leal dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T17:29:06Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/2156Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2016-09-27T17:29:06Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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