O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872 |
Resumo: | Este artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema. |
id |
UNIFSJ-0_20c1f1239f9696f0bb1fc5984dec6f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/872 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIOEste artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema.Revista TransformarPorto, Cícero Claussen RodriguesMonteiro, Marcio de OliveiraFofano, Clodoaldo Sanches2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 10-412175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872/399info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/872Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO Porto, Cícero Claussen Rodrigues |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
author |
Porto, Cícero Claussen Rodrigues |
author_facet |
Porto, Cícero Claussen Rodrigues Monteiro, Marcio de Oliveira Fofano, Clodoaldo Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Marcio de Oliveira Fofano, Clodoaldo Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Cícero Claussen Rodrigues Monteiro, Marcio de Oliveira Fofano, Clodoaldo Sanches |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872/399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 10-41 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995969613824 |