O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Cícero Claussen Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Marcio de Oliveira, Fofano, Clodoaldo Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872
Resumo: Este artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema.
id UNIFSJ-0_20c1f1239f9696f0bb1fc5984dec6f93
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/872
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIOEste artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema.Revista TransformarPorto, Cícero Claussen RodriguesMonteiro, Marcio de OliveiraFofano, Clodoaldo Sanches2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 10-412175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872/399info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/872Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Porto, Cícero Claussen Rodrigues
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DO RESGATE CRÍTICO-REFLEXIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO
author Porto, Cícero Claussen Rodrigues
author_facet Porto, Cícero Claussen Rodrigues
Monteiro, Marcio de Oliveira
Fofano, Clodoaldo Sanches
author_role author
author2 Monteiro, Marcio de Oliveira
Fofano, Clodoaldo Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Cícero Claussen Rodrigues
Monteiro, Marcio de Oliveira
Fofano, Clodoaldo Sanches
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este artigo discute sobre a importância da formação do pensamento crítico-reflexivo pelo aluno, vinculado ao Novo Ensino Médio, no Componente Curricular de História e áreas afins. Assim, Compreender de que modo a proposta defendida para a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) põe em risco a formação crítica do estudante a serviço do ideologismo defendido pelo Neoliberalismo, consiste a problemática a ser analisada. Para tanto, abre espaço para a discussão a cerca das influências impostas pela doutrina do pensamento neoliberal na Educação. Desse modo protagonizam a discussão científica do tema, autores como como Michel Foucault (1987), Paulo Freire (2005) e Márcio Monteiro (2019). Foram analisadas as configurações no ensino de História a partir dos anos de 1990, e o modelo atual proposto pela BNCC no ano de 2022. A metodologia utilizada foi a de caráter qualitativa de base bibliográfica, exploratória e documental. Para tanto, discute-se os fatos legais e sociais que marcaram a reforma do Novo Ensino Médio e a fragmentação do currículo da disciplina. A temática ocupa lugar de importância a partir do momento em que propõe um discussão temporal em que pese conflitar a Educação sistemática, enquanto espaço para o mercado de trabalho e a Educação Cidadã cuja pauta consiste, sobretudo, na formação do cidadão crítico. Outrossim, espera-se contribuir, a partir da promoção do pensar crítico-reflexivo sobre o desfacelamento da disciplina História e áreas afins, de que a Educação Neoliberal prejudica o processo de formação cidadã, abrindo espaço para novas reflexões sobre esse tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/872/399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 10-41
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995969613824