SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Valéria Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boechat, Ieda Tinoco, Santos, Mariana Fernandes Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44
Resumo: A Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional.
id UNIFSJ-0_4fe55f766effa9e76245b3c78d2eede4
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/44
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educadorA Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional.Revista TransformarMachado, Valéria RodriguesBoechat, Ieda TinocoSantos, Mariana Fernandes Ramos2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44Revista Transformar; 2015; 257-2722175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44/41info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T04:30:20Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/44Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2015-12-02T04:30:20Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
title SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
spellingShingle SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
Machado, Valéria Rodrigues
title_short SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
title_full SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
title_fullStr SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
title_full_unstemmed SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
title_sort SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
author Machado, Valéria Rodrigues
author_facet Machado, Valéria Rodrigues
Boechat, Ieda Tinoco
Santos, Mariana Fernandes Ramos
author_role author
author2 Boechat, Ieda Tinoco
Santos, Mariana Fernandes Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Valéria Rodrigues
Boechat, Ieda Tinoco
Santos, Mariana Fernandes Ramos
dc.subject.none.fl_str_mv
description A Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; 2015; 257-272
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997244682240