SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44 |
Resumo: | A Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional. |
id |
UNIFSJ-0_4fe55f766effa9e76245b3c78d2eede4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/44 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educadorA Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional.Revista TransformarMachado, Valéria RodriguesBoechat, Ieda TinocoSantos, Mariana Fernandes Ramos2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44Revista Transformar; 2015; 257-2722175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44/41info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-02T04:30:20Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/44Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2015-12-02T04:30:20Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
title |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
spellingShingle |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador Machado, Valéria Rodrigues |
title_short |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
title_full |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
title_fullStr |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
title_full_unstemmed |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
title_sort |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
author |
Machado, Valéria Rodrigues |
author_facet |
Machado, Valéria Rodrigues Boechat, Ieda Tinoco Santos, Mariana Fernandes Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Boechat, Ieda Tinoco Santos, Mariana Fernandes Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Valéria Rodrigues Boechat, Ieda Tinoco Santos, Mariana Fernandes Ramos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Síndrome de Burnout, atualmente, tem sido alvo de pesquisadores interessados em compreender o sofrimento experimentado pelos professores em seu cotidiano laboral. O objetivo desse trabalho é propor uma reflexão sobre as consequências dessa síndrome na vida do educador, caracterizando-a, buscando descrever de que forma ela ocorre e quais os prejuízos que ocasiona na vida laboral do professor, apontando, assim, formas de prevenção e tratamento. Através de leitura de diferentes textos e artigos científicos sobre este assunto, foi observado que a síndrome em estudo é causada por fatores que vão desde aspectos políticos até aqueles vividos na sala de aula, prejudicando significativamente a saúde do educador. Esta se manifesta por sintomas físicos e psicológicos, comprometendo de tal modo o desempenho do professor, que alguns deles chegam mesmo a abandonar a sala de aula, seu ideal profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/44/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; 2015; 257-272 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997244682240 |