Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196086 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Síndrome de Burnout entre docentes da educação básica, abordando a determinação e condicionamento do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores da educação. Destaca os determinantes e condicionantes psicossociais e ambientais que os trabalhadores do ensino enfrentam no seu cotidiano, muitas vezes chegando à experiência de adoecimento físico e mental, motivo freqüente entre os afastamentos do trabalho. Apresenta um perfil da Síndrome de Burnout entre os educadores, cotejando informações de estudos analíticos da questão e um levantamento exploratório realizado junto a uma escola municipal de uma cidade de periferia na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aponta estratégias de prevenção e promoção da saúde que visam a minimizar os danos já instalados pela Síndrome de Burnout e que potencialmente estimulam uma melhor qualidade de vida entre professores. Com o estudo pode-se detectar que o “padrão de felicidade” dos docentes pertence a uma cultura moral distante dos alunos, o que pode contribuir com a dificuldade de constituir espaços escolares de promoção da aprendizagem e da saúde. Falta aos sindicatos de trabalhadores, reconhecer a relevância de uma agenda relativa à afetividade dos trabalhadores, não apenas jornadas, equipamentos e salários. Os encontros educação-saúde, saúde-trabalho e trabalho-educação contêm fatores de determinação e condicionamento da alegria (produção de encontros de composição de vida) ou da Síndrome de Burnout (desistência, encontros de decomposição de vida). A não observância qualificada da produção de sofrimento no trabalho tanto adoece educadores, quanto deixa de reduzir os riscos e a exposição ao adoecimento pelo trabalho. |
id |
UFRGS-2_e3cd60a489e9518d1e04e4a4453c19c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196086 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chandelier, Marta Beatriz BassaniCeccim, Ricardo Burg2019-06-22T02:35:02Z2009http://hdl.handle.net/10183/196086001095364Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Síndrome de Burnout entre docentes da educação básica, abordando a determinação e condicionamento do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores da educação. Destaca os determinantes e condicionantes psicossociais e ambientais que os trabalhadores do ensino enfrentam no seu cotidiano, muitas vezes chegando à experiência de adoecimento físico e mental, motivo freqüente entre os afastamentos do trabalho. Apresenta um perfil da Síndrome de Burnout entre os educadores, cotejando informações de estudos analíticos da questão e um levantamento exploratório realizado junto a uma escola municipal de uma cidade de periferia na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aponta estratégias de prevenção e promoção da saúde que visam a minimizar os danos já instalados pela Síndrome de Burnout e que potencialmente estimulam uma melhor qualidade de vida entre professores. Com o estudo pode-se detectar que o “padrão de felicidade” dos docentes pertence a uma cultura moral distante dos alunos, o que pode contribuir com a dificuldade de constituir espaços escolares de promoção da aprendizagem e da saúde. Falta aos sindicatos de trabalhadores, reconhecer a relevância de uma agenda relativa à afetividade dos trabalhadores, não apenas jornadas, equipamentos e salários. Os encontros educação-saúde, saúde-trabalho e trabalho-educação contêm fatores de determinação e condicionamento da alegria (produção de encontros de composição de vida) ou da Síndrome de Burnout (desistência, encontros de decomposição de vida). A não observância qualificada da produção de sofrimento no trabalho tanto adoece educadores, quanto deixa de reduzir os riscos e a exposição ao adoecimento pelo trabalho.application/pdfporSaúde do trabalhadorProfessoresEstresse ocupacionalTrabalho docenteSaúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2009Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095364.pdf.txt001095364.pdf.txtExtracted Texttext/plain60699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196086/2/001095364.pdf.txtba44f366a8f6b4fae020a89474ebe9a7MD52ORIGINAL001095364.pdfTexto completoapplication/pdf767414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196086/1/001095364.pdf6381f8f63d2833531c13e88f0ead8556MD5110183/1960862019-06-23 02:33:52.841978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-23T05:33:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
title |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
spellingShingle |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola Chandelier, Marta Beatriz Bassani Saúde do trabalhador Professores Estresse ocupacional Trabalho docente |
title_short |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
title_full |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
title_fullStr |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
title_full_unstemmed |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
title_sort |
Saúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escola |
author |
Chandelier, Marta Beatriz Bassani |
author_facet |
Chandelier, Marta Beatriz Bassani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chandelier, Marta Beatriz Bassani |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ceccim, Ricardo Burg |
contributor_str_mv |
Ceccim, Ricardo Burg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde do trabalhador Professores Estresse ocupacional Trabalho docente |
topic |
Saúde do trabalhador Professores Estresse ocupacional Trabalho docente |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a Síndrome de Burnout entre docentes da educação básica, abordando a determinação e condicionamento do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores da educação. Destaca os determinantes e condicionantes psicossociais e ambientais que os trabalhadores do ensino enfrentam no seu cotidiano, muitas vezes chegando à experiência de adoecimento físico e mental, motivo freqüente entre os afastamentos do trabalho. Apresenta um perfil da Síndrome de Burnout entre os educadores, cotejando informações de estudos analíticos da questão e um levantamento exploratório realizado junto a uma escola municipal de uma cidade de periferia na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aponta estratégias de prevenção e promoção da saúde que visam a minimizar os danos já instalados pela Síndrome de Burnout e que potencialmente estimulam uma melhor qualidade de vida entre professores. Com o estudo pode-se detectar que o “padrão de felicidade” dos docentes pertence a uma cultura moral distante dos alunos, o que pode contribuir com a dificuldade de constituir espaços escolares de promoção da aprendizagem e da saúde. Falta aos sindicatos de trabalhadores, reconhecer a relevância de uma agenda relativa à afetividade dos trabalhadores, não apenas jornadas, equipamentos e salários. Os encontros educação-saúde, saúde-trabalho e trabalho-educação contêm fatores de determinação e condicionamento da alegria (produção de encontros de composição de vida) ou da Síndrome de Burnout (desistência, encontros de decomposição de vida). A não observância qualificada da produção de sofrimento no trabalho tanto adoece educadores, quanto deixa de reduzir os riscos e a exposição ao adoecimento pelo trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-22T02:35:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196086 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001095364 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196086 |
identifier_str_mv |
001095364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196086/2/001095364.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196086/1/001095364.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba44f366a8f6b4fae020a89474ebe9a7 6381f8f63d2833531c13e88f0ead8556 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224575019646976 |