AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285 |
Resumo: | Busca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos. |
id |
UNIFSJ-0_9dc1d154933c5c48f57bc396e49af307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/285 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEMEducação, PsicologiaBusca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos.Revista Transformarde Sousa, Luciano Dias; UEMGde Almeida, Flávio Aparecido; UEMG2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 26-472175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285/202info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/285Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
title |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM de Sousa, Luciano Dias; UEMG Educação, Psicologia |
title_short |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
title_full |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
title_sort |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM |
author |
de Sousa, Luciano Dias; UEMG |
author_facet |
de Sousa, Luciano Dias; UEMG de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Luciano Dias; UEMG de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Psicologia |
topic |
Educação, Psicologia |
description |
Busca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 26-47 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997709201408 |