AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Luciano Dias; UEMG
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285
Resumo: Busca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos.
id UNIFSJ-0_9dc1d154933c5c48f57bc396e49af307
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/285
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEMEducação, PsicologiaBusca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos.Revista Transformarde Sousa, Luciano Dias; UEMGde Almeida, Flávio Aparecido; UEMG2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 26-472175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285/202info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/285Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
title AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
spellingShingle AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
de Sousa, Luciano Dias; UEMG
Educação, Psicologia
title_short AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
title_full AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
title_fullStr AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
title_sort AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM
author de Sousa, Luciano Dias; UEMG
author_facet de Sousa, Luciano Dias; UEMG
de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG
author_role author
author2 de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Luciano Dias; UEMG
de Almeida, Flávio Aparecido; UEMG
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Psicologia
topic Educação, Psicologia
description Busca-se com a presente pesquisa analisar e compreender os métodos e as estratégias utilizados por duas professoras ao trabalhar com alunos que possuem dificuldade no processo da aquisição de leitura e escrita, nas turmas do 4° Ano do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Manoel Quintão, localizada na cidade de Pedra Dourada/MG. Para isso, optou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, juntamente com a pesquisa bibliográfica, dialogando essencialmente com alguns teóricos, como Emília Ferreiro (2011), Sonia Kramer (2001) e Lacerda (2002). Para o desenvolvimento deste trabalho, optou-se também pela entrevista não estruturada, como instrumento de pesquisa, buscando valorizar a fala das professoras e suas concepções diante às dificuldades de aprendizagem apresentadas por esses alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/285/202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 26-47
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997709201408