A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucimary da Silva Pedro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José, Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória, Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José, dos Santos, Daniela de Paula Hungria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. 
id UNIFSJ-0_9e18aafd74dd96b73c7b016218bdf954
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/216
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação (Biologia)O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. Revista TransformarFerreira, Lucimary da Silva PedroJúnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São JoséSilva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de VitóriaFófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São Josédos Santos, Daniela de Paula Hungria2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216Revista Transformar; v. 13, n. 1 (2019): Revista Transformar, v. 13, n. 1 (2019); 19-352175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216/157info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-01T13:07:34Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/216Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2019-08-01T13:07:34Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ferreira, Lucimary da Silva Pedro
Educação (Biologia)
title_short A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Ferreira, Lucimary da Silva Pedro
author_facet Ferreira, Lucimary da Silva Pedro
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José
dos Santos, Daniela de Paula Hungria
author_role author
author2 Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José
dos Santos, Daniela de Paula Hungria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lucimary da Silva Pedro
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José
dos Santos, Daniela de Paula Hungria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Biologia)
topic Educação (Biologia)
description O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216/157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 13, n. 1 (2019): Revista Transformar, v. 13, n. 1 (2019); 19-35
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996710957056