A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. |
id |
UNIFSJ-0_9e18aafd74dd96b73c7b016218bdf954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/216 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação (Biologia)O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. Revista TransformarFerreira, Lucimary da Silva PedroJúnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São JoséSilva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de VitóriaFófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São Josédos Santos, Daniela de Paula Hungria2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216Revista Transformar; v. 13, n. 1 (2019): Revista Transformar, v. 13, n. 1 (2019); 19-352175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216/157info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-01T13:07:34Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/216Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2019-08-01T13:07:34Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ferreira, Lucimary da Silva Pedro Educação (Biologia) |
title_short |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Ferreira, Lucimary da Silva Pedro |
author_facet |
Ferreira, Lucimary da Silva Pedro Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José dos Santos, Daniela de Paula Hungria |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José dos Santos, Daniela de Paula Hungria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lucimary da Silva Pedro Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Centro Universitário Fundação São José Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José dos Santos, Daniela de Paula Hungria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação (Biologia) |
topic |
Educação (Biologia) |
description |
O presente trabalho teve como objetivo reconhecer que Educação Ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar no ambiente escolar. Considerada um tema transversal pelo PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), ainda existem, muitas dúvidas de como se deve trabalhar a Educação Ambiental e como ela pode fazer parte do processo educativo. Nesse contexto, essa parceria cumpre a tarefa de formar indivíduos com habilidades essenciais para atuar no mundo contemporâneo, portanto, a melhor forma de ensinar é aquela que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e/ou competências para lidar com as características do mundo de hoje. Nesse encaminhamento a escola deve consolidar as expectativas em relação à prática da Educação Ambiental de maneira efetiva propiciando uma mudança de valores e atitudes, isso pode ser possível com a participação de toda a comunidade escolar e a elaboração de currículos escolares que articulem as disciplinas em função de atingir o objetivo de concretizar a aprendizagem das temáticas ambientais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/216/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 13, n. 1 (2019): Revista Transformar, v. 13, n. 1 (2019); 19-35 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044996710957056 |