O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145 |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar, desmistificando o modo como a função era vista e as contribuições na atuação desse profissional. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando a contribuição dos seguintes autores: Franco (2003/2008), Fernandez (2003), LDB 9394/96 (2005), Medina (2002), Vasconcellos (2007). Por fim, concluiu-se que o coordenador pedagógico necessita de uma consistente formação inicial para exercer o cargo, o domínio de teorias pedagógicas e o conhecimento da realidade educacional e escolar, de acordo com a época histórica. Nessa perspectiva, é a ação educativa e a reflexão metódica sobre o processo educativo que sustenta a coordenação pedagógica. Palavras-chave: Coordenador pedagógico; atuação; ambiente escolar. |
id |
UNIFSJ-0_a8aae9146dca4f3a691165c8faaf7380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/145 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolarEducaçãoO presente trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar, desmistificando o modo como a função era vista e as contribuições na atuação desse profissional. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando a contribuição dos seguintes autores: Franco (2003/2008), Fernandez (2003), LDB 9394/96 (2005), Medina (2002), Vasconcellos (2007). Por fim, concluiu-se que o coordenador pedagógico necessita de uma consistente formação inicial para exercer o cargo, o domínio de teorias pedagógicas e o conhecimento da realidade educacional e escolar, de acordo com a época histórica. Nessa perspectiva, é a ação educativa e a reflexão metódica sobre o processo educativo que sustenta a coordenação pedagógica. Palavras-chave: Coordenador pedagógico; atuação; ambiente escolar.Revista TransformarFófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São JoséSilva, Alcione Candido da; Centro de Ensino Superior de Juiz de ForaMuniz, Vyvian França Souza Gomes; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy RibeiroJúnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Cândido Mendes (UCAM)Souza, Sonia Maria da Fonseca; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145Revista Transformar; v. 12, n. 1 (2018): Revista Transformar v.12, n.1, jan./jul., 2018; 57-692175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145/123info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-26T20:54:57Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/145Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2019-04-26T20:54:57Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
title |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
spellingShingle |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José Educação |
title_short |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
title_full |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
title_fullStr |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
title_sort |
O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar |
author |
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José |
author_facet |
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José Silva, Alcione Candido da; Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Muniz, Vyvian França Souza Gomes; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Cândido Mendes (UCAM) Souza, Sonia Maria da Fonseca; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alcione Candido da; Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Muniz, Vyvian França Souza Gomes; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Cândido Mendes (UCAM) Souza, Sonia Maria da Fonseca; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fófano, Clodoaldo Sanches; Centro Universitário Fundação São José Silva, Alcione Candido da; Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Muniz, Vyvian França Souza Gomes; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Cândido Mendes (UCAM) Souza, Sonia Maria da Fonseca; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
O presente trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar, desmistificando o modo como a função era vista e as contribuições na atuação desse profissional. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando a contribuição dos seguintes autores: Franco (2003/2008), Fernandez (2003), LDB 9394/96 (2005), Medina (2002), Vasconcellos (2007). Por fim, concluiu-se que o coordenador pedagógico necessita de uma consistente formação inicial para exercer o cargo, o domínio de teorias pedagógicas e o conhecimento da realidade educacional e escolar, de acordo com a época histórica. Nessa perspectiva, é a ação educativa e a reflexão metódica sobre o processo educativo que sustenta a coordenação pedagógica. Palavras-chave: Coordenador pedagógico; atuação; ambiente escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/145/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 12, n. 1 (2018): Revista Transformar v.12, n.1, jan./jul., 2018; 57-69 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997645238272 |